A fabricante Belden Grass Valley forneceu diversas soluções para o novo centro de exibição da TV Globo em São Paulo, instalado em um ambiente 100% IP, que passa a atender aos dois canais que cobrem a capital paulista e o estado. A nova infraestrutura chega em um momento de transição, onde o SDI começa a cair em completo desuso e as reconfigurações de operação são menos traumáticas.

A arquitetura Spine and Leaf adotada pela Globo utiliza a solução para controle e monitoração Orbit, responsável por organizar e acompanhar o desempenho dos dispositivos de rede, incluindo gateways, o controle mestre GV Masterpiece e o multiviewer MV-820-IP, entre outros. A solução IP, baseada no padrão SMPTE ST 2110, também inclui switches Cisco e geradores de sincronia da Tektronix, sendo implantada e totalmente suportada pela Grass Valley.

O controle mestre Masterpiece foi selecionado por ser baseado em IP com suporte a vários formatos; identidade do canal e distribuição de diferentes programações ao mesmo tempo; além de efeitos visuais. O sistema também tem suporte para áudio que elimina a necessidade de conversão externa.

“Ao longo deste projeto, fiquei impressionado com o compromisso estabelecido entre equipes da Grass Valley e Globo. Seus esforços tornaram possível executar o que estava planejado em apenas oito meses; um período muito desafiador, considerando que é uma implantação de novas tecnologias e várias integrações a serem instaladas no fluxo de trabalho”, afirmou Jorge Barrozo, gerente de projetos da TV Globo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Grupo de Trabalho vai propor regulamentação da TV 3.0

O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Grupo de Trabalho responsável por…

15 portas resolvem o seu problema de conectividade?

Lidar com cabos e conectores é uma disputa sem fim para quem…

IBC2019: TVU Networks anuncia avanços em transmissão 4K60fps e HDR

A TVU Networks exibirá no IBC, em Amsterdam, avanços em 4K, HDR,…