Detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos XVIII Jogos Pan-Americanos na televisão aberta, a RecordTV destacou 70 profissionais e uma grande infraestrutura técnica para cobrir os dezessete dias de competição, diretamente de Lima, no Peru. Entre o final de julho e o início de agosto foram produzidas mais de 1000 horas de programação para abastecer as plataformas do grupo, sendo Record News, o serviço de streaming Play Plus, o Portal R7, além da própria RecordTV.

Entre os desafios técnicos enfrentados na preparação para os Jogos, estava a alteração no padrão de codificação das imagens transmitidas via satélite pela produtora anfitriã. No lugar do tradicional H.264 4:2:0, a host-broadcaster optou pela definição do uso do codec HEVC 4:2:2 (High Efficiency Video Coding), acarretando a necessidade de aquisição de novos receptores/decodificadores (IRDs) na recepção dos sinais por satélite.

Coube a Avicom Engenharia, integradora da MediaKind no Brasil, a responsabilidade pelo fornecimento da solução. Para isso, foi utilizado IRDs MediaKind RX8200, um best seller mundial que integra recepção modular avançada e decodificação, com suporte ao DVB-S2X e ao HEVC. Ao atender a demanda da RecordTV para os Jogos Pan-Americanos, a tecnologia da MediaKind trouxe o máximo de eficiência na compressão de vídeo, permitindo ganhos de até 50% na largura de banda utilizada e economia na contratação dos serviços de satélite, por exemplo.

“Em março, adquirimos os IRDs da MediaKind para realizar a transmissão dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e em julho eles já estavam instalados e liberados para a execução do trabalho”, conta Sérgio Bruzetti, Engenheiro de Projetos da emissora. “A nossa opção pela Avicom e a MediaKind se deveu ao longo relacionamento que temos com ambas. A Avicom é parceira da emissora e tem colaborado em todas as nossas demandas”. Esta é a primeira vez que a RecordTV trabalha com a amostragem de vídeo em 4:2:2.

MEDIAKIND NA RECORDTV
IRDs MediaKind instalados na RecordTV

Geraldo Marques, Gerente Técnico de Sistemas da emissora, explica ainda que os receptores MediaKind RX8200 serão incorporados ao parque de recepção da emissora, pois além da compatibilidade com a codificação HEVC 4:2:2, eles suportam padrões anteriores, como o MPEG-4 4:2:0. Assim, reforçam a capacidade atual da RecordTV e garantem uma evolução tranquila para os novos padrões.

“Os Jogos Pan-Americanos de 2019 reuniram 6 mil atletas de 41 países em 417 eventos de 38 modalidades. É uma tarefa impressionante cobrir um evento deste porte e mais uma vez a RecordTV executou a sua missão com grande sucesso, levando imagens belíssimas de todas as disputas e premiações aos espectadores de todas as suas plataformas”, comemora Jaime Ferreira, diretor da Avicom Engenharia. “Nós tivemos a honra de auxiliar a emissora nesta operação e a ganhar ainda mais eficiência nos seus fluxos de recepção e transmissão”.

Graças à sua eficiência e versatilidade, os IRDs MediaKind RX8200 poderão ser configurados inclusive para a recepção de sinais em 4K, através da combinação de canais. O modelo é adequado para qualquer possível cenário imaginável, pois é capaz de decodificar uma infinidade de formatos de vídeo e oferece conectividade total para todos os meios de transmissão através de uma escolha abrangente e modular de opções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Olivia Munn’s One-Piece Swimsuit Plunges Further Than You Thought Possible

Struggling to sell one multi-million dollar home currently on the market won’t…

Redes 5G abertas são destaque no Mobile World Congress 2023

Durante o Mobile World Congress 2023, a NEC promoverá a ideia “Truly…

Irdeto e Anypoint Media apresentam plataforma de publicidade para TV e OTT

A Irdeto anunciou uma parceria com a Anypoint Media, empresa de tecnologia…

O que é descriptografia?

A descriptografia do acesso aos serviços de streaming e TV paga refere-se…