Quem é Fran
Quem é Fran

Você não escolheu qual será a sua próxima câmera 4K e o mercado já tem diversos modelos 8K. O mais recente atende pelo nome de Fran e foi apresentado pela fabricante de monitores, gravadores e acessórios para cinema Cinemartin. O anúncio oficial deve acontecer no IBC 2018, em Amsterdam.

 

Semelhante a um cubo, o modelo supercompacto está na fase de protótipo e teve as suas especificações divulgadas nos últimos dias – algumas delas impressionantes. Chama a atenção a possibilidade de gravação em 8K RAW (7920 x 6024 pixels) a 24P e em até 96fps, também RAW, para DCI 4K e HD1080p. Outras variações na taxa de frame também estarão disponíveis para delírio dos diretores e desespero dos engenheiros.

 

Para além da imagem com 48 Megapixels, 15 stops de range dinâmico e global shutter, haverá opção de gravação com duplo ISO, ampliando muito as possibilidades criativas com HDR. Segundo a Cinemartin, a arquitetura aberta da câmera Fran permitirá a reprogramação do software nativo com plug-ins de terceiros.

 

Seu sensor tem 999 milímetros quadrados (37 x 27 mm), maior que os 884 mm2 (40,96 x 21,6 mm) da RED Monstro VV e menor que os 1384mm2 (54,12 x 25,58) da Arri Alexa 65.

 

Apesar de prometer um preço agressivo, a Cinemartin certamente será questionada por potenciais usuários sobre o motivo de não liberar a gravação em cores para resoluções maiores que 4K. Sim, a primeira versão só grava 5, 6, 7 ou 8K em preto e branco. A gravação em cores depende de uma atualização de software prometida para 2019. Também haverá muita comparação quanto às cadências de frames mais altas. Em 4K, por exemplo, a RED Monstro VV gera, no mínimo, o dobro de frames.

 

Bom, e para responder a pergunta do título: Fran é uma homenagem a Francisco Martin Ibañez, falecido tio do co-fundador e chefe de desenvolvimento da Cinemartin, o espanhol Alejandro Barrada Martin.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

O mercado audiovisual na pandemia e as novas possibilidades de crescimento do setor

Por: Roney Giah Assim como os setores da aviação, turismo, bares, restaurantes,…

Foccus, ERI e GatesAir equipam novo parque técnico da CBN

A Rádio CBN São Paulo modernizou e ampliou o seu parque técnico…

Nuvem híbrida pode evitar despesas

O recém anunciado NetApp Advance promete aperfeiçoar o ciclo de vida do…

Redes de baixa latência e alta disponibilidade são aliadas dos distribuidores de conteúdos

O mercado de streaming de vídeo está crescendo rapidamente e as redes…