Quatro satélites O3b de órbita média (MEO) foram lançados com sucesso pela Arianespace, na Guiana Francesa, no dia 4 de abril.
O lançamento da Soyuz marca um marco significativo na jornada do O3b MEO da SES, elevando o número de satélites O3b para 20 e fazendo a transição para a nova geração do sistema MEO. Segundo a empresa, a escalabilidade da constelação atingida pelos satélites adicionais aumentará a cobertura em todo o mundo e permitirá que a SES Networks fornecer maior disponibilidade e confiabilidade de serviço nos mercados de governo, telecomunicações, nuvem, marítimo e de energia.
A constelação O3b oferece desempenho equivalente a fibra e possui alcance geográfico massivo, permitindo a entrega de redes e soluções de dados de alto desempenho – incluindo serviços e aplicativos em nuvem – em todo o mundo. Posicionados a aproximadamente 8.000 km de distância da Terra, os satélites O3b MEO estão a aproximadamente a ¼ da distância da Terra do que os satélites geoestacionários tradicionais (GEO).