A TV Cultura de São Paulo, uma das maiores redes públicas de televisão da América Latina, começou a transmitir com áudio MPEG-H no canal CulturaHD em 1º de março de 2024. Após um ano de testes intensivos, a emissora implementou essa tecnologia para oferecer uma experiência sonora imersiva e personalizada, cobrindo inicialmente a cidade de São Paulo e com planos de expansão nacional.
Essa inovação traz benefícios significativos, como uma produção menos complexa, manuseio consistente da sonoridade e a possibilidade de personalização do áudio, incluindo descrições de áudio e realce de diálogos. A TV Cultura estabeleceu uma sala de controle equipada com um sistema de alto-falantes imersivo para monitorar e compartilhar essa nova experiência.
José Maria Martin, Coordenador Técnico da TV Cultura, destaca que a decisão de adotar o MPEG-H foi facilitada pelas oportunidades de som imersivo e personalização. “A oportunidade não apenas de entregar nosso conteúdo com som envolvente, mas também de oferecer opções de personalização, tornou a implementação do Áudio MPEG-H em nosso principal canal HD uma decisão fácil”, explica. “Esperamos expandir a distribuição até alcançarmos uma cobertura nacional.”
Marc Gayer, da Fraunhofer IIS, enfatizou a satisfação em oferecer aos telespectadores as capacidades únicas do MPEG-H. “Estamos realmente satisfeitos que o público da CulturaHD possa agora experimentar alguns dos recursos exclusivos que diferenciam o áudio MPEG-H de outros codecs”. Em breve, os espectadores poderão desbloquear essas opções em aparelhos de TV e decodificadores modernos usando uma interface fácil de navegar. Também será possível ativar recursos de acessibilidade, como descrição de áudio e aprimoramento de diálogo, por meio das configurações de áudio preferidas desse dispositivo.
Com a adoção da tecnologia, a TV Cultura prepara-se para a transição para o sistema de transmissão de próxima geração, a TV 3.0. Recentemente, um estudo colocou a TV Cultura atrás apenas da BBC One como emissora pública com conteúdo de alta qualidade voltado para um público exigente intelectual e tecnologicamente. A emissora atinge 2.000 municípios e 27 estados do Brasil com seu conteúdo.