Eventos

Cannes 2024: ARRI brilha no festival de cinema

Cannes 2024: ARRI brilha no festival de cinema

Por doze dias, o 77º Festival de Cannes se transformou mais uma vez no centro global para entusiastas de cinema e profissionais da indústria.

O maior impacto entre os equipamentos e soluções veio da ARRI, sendo usados na maioria dos filmes do festival. Um deles foi “Anora”, do diretor Sean Baker, vencedor da Palma de Ouro 2024. O diretor de fotografia Drew Daniels capturou a comédia dramática americana em 35 mm com a câmera ARRICAM LT, iluminada com refletores ARRI. O belo filme “All We Imagine as Light” da diretora Payal Kapadia (diretor de fotografia: Ranabir Das, filmado com ALEXA Mini) recebeu o Grande Prêmio, enquanto a Caméra d’Or, prêmio para melhor longa-metragem de estreia em Cannes, foi para “Armand” (diretor: Halfdan Ullman Tondel, diretor de fotografia: Pål Ulvik Rokseth), filmado em 16 mm com a câmera ARRIFLEX 416.

Filmado com ALEXA 35, “The Other Way Around” do diretor Jonás Trueba (diretor de fotografia: Santiago Racaj) foi premiado como Melhor Filme Europeu na Directors’ Fortnight, enquanto “Universal Language,” de Matthew Rankin, filmado com ARRIFLEX 416 pela diretora de fotografia Isabelle Stachtchenko, ganhou o inédito Prêmio do Público da Directors’ Fortnight. “Simon of the Mountain” (diretor: Federico Luis, diretor de fotografia: Marcos Hastrup) recebeu o Grande Prêmio da Semana da Crítica – filmado com ALEXA Mini.

Um impressionante número de 18 dos 22 filmes da Competição Principal e 16 dos 18 filmes da seção Um Certo Olhar foram capturados com câmeras ARRI, com muitos projetos sendo atendidos e equipados pela ARRI Rental. No total, mais de 80% dos longas-metragens nas categorias principais utilizaram sistemas de câmeras ARRI, um número recorde em relação aos anos anteriores. Filmes vencedores na Competição Principal, Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica ganharam vida com equipamentos ARRI.

A ALEXA 35 emergiu no topo da Competição Principal: seis filmes concorrendo à Palma de Ouro usaram esta câmera, incluindo sucessos do festival como “Partenope” de Paolo Sorrentino. A diretora de fotografia Daria d’Antonio recebeu o Prêmio CST de melhor artista-técnica por seu trabalho neste filme, elogiando sua “cinematografia perfeita” por meio de imagens “com graça e beleza”. Em segundo lugar está a ALEXA Mini LF com cinco filmes na seção principal, enquanto a ALEXA Mini fica com o terceiro lugar com três menções. Curiosidade: 5 de 22 filmes da Competição Principal foram filmados com câmeras analógicas de 16 mm e 35 mm da ARRI – incluindo a vencedora da Palma de Ouro, “Anora”. A exclusiva ALEXA 65 da ARRI Rental foi a câmera principal do primeiro filme de Francis Ford Coppola em 13 anos: a obra autofinanciada “Megalópolis”, filmada pelo diretor de fotografia Mihai Mălaimare Jr.

Analisando as câmeras principais e secundárias de todos os filmes da Seleção Oficial de Cannes, a ARRI mantém a pole position. Mais de dois terços dos projetos selecionados foram filmados com câmeras ARRI, com a ALEXA Mini no topo das paradas. Uma ferramenta indispensável entre os cineastas, a Mini continua sendo a porta-estandarte da confiabilidade dos sistemas de câmeras ARRI. Mais uma vez, foi a escolha de inúmeros filmes participantes em todas as seções e está por trás do vencedor do Grande Prêmio “Tudo o que Imaginamos como Luz” ou do vencedor da Semana da Crítica “Simão da Montanha”. Subindo no ranking rapidamente, a ALEXA 35 ficou em segundo lugar, acumulando treze menções em 69 filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *