Em razão da pandemia do COVID-19, as emissoras de televisão comerciais e educativas com tecnologia digital poderão utilizar o recurso de multiprogramação para transmitir atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde.
Valendo desse decreto, a RIC Record TV, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, iniciou no dia 6 de abril a transmissão de videoaulas para os alunos da Rede Pública. A tecnologia faz uso de até quatro programas distintos além da programação principal. “A medida faz parte do esforço do MCTIC para permitir o acesso da sociedade à Educação nesse período”, afirma Elifas Gurgel, Secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
“A princípio ficamos surpresos com o desafio de prover ensino através da multiprogramação em multigeradoras pelo Paraná. Foi tudo realizado num curto espaço de tempo e posto em pleno funcionamento. Estamos felizes pela RIC TV, Governo do Paraná e os alunos do ensino público”, descreve Cesar Donato, Diretor Executivo da Foccus Digital, que utilizou soluções para transmissão terrestre da Gates Air. “A parceria com a Foccus foi decisiva para o encapsulamento das programações no fluxo BTS. Já estamos transmitindo as videoaulas com muita qualidade”, detaca André Fronza, Gerente de Engenharia da RIC TV.