Criada à semelhança do canal norte-americano C-Span, a TV Senado está no ar há 23 anos e foi a primeira emissora legislativa de alcance nacional. Em maio de 1996, o sinal da TV Senado já chegava a todo o Brasil pelo sistema de satélite digital e antes de completar um ano, ela já transmitia sua programação durante 24 horas, inclusive nos finais de semana. Além das transmissões via cabo e satélite, a emissora também tem transmissões terrestres digitais desde 2010.

 

Criada para fazer a divulgação institucional do Senado Federal e oferecer ao cidadão uma programação educativa e cultural de qualidade e diferenciada das emissoras comerciais, a TV Senado faz a cobertura de todas as sessões plenárias do Senado Federal e do Congresso Nacional, bem como das reuniões das comissões permanentes e temporárias.

 

Esta cobertura institucional gera diversos tipos de programas: transmissões ao vivo, íntegras de reuniões pré-gravadas, produção de especiais e jornalísticos. Os temas relevantes e de interesse do cidadão são tratados também em entrevistas, debates, e grandes reportagens.

 

 

Assim como acontece em diversas emissoras públicas e privadas do país, a TV Senado também tem grande preocupação e compromisso com o acesso de deficientes visuais à sua programação, por isso, desde o início de 2018 a ShowCase PRO provê o serviço de Closed Caption por relocução, atendendo os principais programas da emissora.

 

A acessibilidade tem relevância especial nas sessões plenárias, que são exibidas com prioridade. Outros eventos legislativos, quando não são exibidos ao vivo, são gravados para serem veiculados em outros horários na programação, no mesmo dia ou posteriormente.

 

TV Justiça

Em 2002, seis anos após a TV Senado, foi a vez da TV Justiça iniciar as suas atividades. Como emissora pública, transmitida pelo sistema a cabo, satélite (DHT), antenas parabólicas e internet, foi a primeira a transmitir ao vivo os julgamentos do Plenário da Suprema Corte brasileira.

 

 

Além dos julgamentos, a sua maior missão é produzir noticiário sobre as questões judiciárias, a fim de possibilitar que o público acompanhe o dia a dia do Poder Judiciário e suas principais decisões.

 

A administração da TV Justiça está sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal, com o auxílio de um Conselho Consultivo, que também preocupa-se levar a programação a todos os cidadão, por isso, há quatro a ShowCase PRO atende provê o serviço de Closed Caption por relocução 24 horas por dia, sob demanda, em produções pré-gravadas e ao vivo.

 

Este serviço complementa a qualidade de uma programação realizada com linguagem clara e caráter didático, seja na transmissão de julgamentos ou em debates, seminários e conferências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

MPEG-H no Amazon Sat é destaque da SHOWCASE na NAB SHOW

A SHOWCASE escolheu a NAB SHOW 2022 para demonstrar a bem-sucedida implantação…

SHOWCASE simplifica a distribuição de sinais por emissoras de TV

Coordenar a distribuição de programações nacionais e regionais num país com as…

Inteligência para monitorar informações televisivas 24 horas

A ShowCase Pro apresentou as plataformas XDA QUAD e XDA13 para produção…

Televisão tem tecnologia para localização de desaparecidos

Além de elevar a qualidade das transmissões, o Sistema Brasileiro de Televisão…