O curso “Direção de Fotografia para Cinema e TV Digital” acontece de 12 de agosto a 30 de outubro de 2019 e é dividido em 4 módulos: Introdução à Direção de Fotografia; Captação de imagem em cinema e vídeo e técnicas de exposição; Direção de fotografia e iluminação; Técnicas de pós-produção de cinema e vídeo e correção de cor. Cada módulo é composto por seis aulas regulares e uma diária prática de estúdio. Também será recomendada uma extensa bibliografia técnica. São 128 horas de carga horária total.

Confira o conteúdo programático aqui.

Conteúdo

A partir da transição da pós-produção analógica para a digital, os meios de finalização se ampliaram de maneira exponencial. Neste cenário de aumento de demanda, a área de captação de imagem em digital se estabeleceu como atividade fundamental nos mercados de publicidade, cinema e televisão.

O curso de Direção de Fotografia para Cinema e TV Digital contempla os processos de produção de produtos audiovisuais para diferentes meios, cinema, TV, publicidade e internet. Para todos estes meios, a direção de fotografia como elemento fundamental de qualquer produto audiovisual é fator preponderante no acabamento de imagem. Por ser o primeiro curso de especialização brasileiro focado na direção de fotografia para cinema e TV digital, o programa foi desenvolvido para aprofundar toda a base teórica e prática dos processos de captação de imagens digitais em HD, 2K e 4K geradas a partir de arquivos RAW em espaço de cor LOG.

Partindo dos conceitos que embasam a formação e a representação da imagem, o curso abordará todas as principais fases do processo de fotografia e iluminação de produtos audiovisuais e se concentrará na instrumentalização dos principais equipamentos de captação de imagem digital disponíveis no Brasil. Aprender a base técnica da fotografia, da exposição aos formatos de captação, independentemente da ferramenta usada. Capacitar-se para trabalhar dentro da filosofia e da metodologia dos sistemas de captação de imagem em digital data e dos equipamentos de pós-produção e seus fluxos de trabalho de edição de imagem, usando os principais softwares de edição e de correção de cor do mercado.

 

Quem é o professor e coordenador do curso?

José Augusto De Blasiis é coordenador dos cursos de Direção de Fotografia para Cinema e TV Digital e do curso de Cinematografia Digital DSLR no Centro Cultural b_arco. Foi coordenador de operações do CasablancaLab, laboratório do grupo Casablanca/TeleImage, onde realizou um amplo trabalho junto ao mercado de cinema nas áreas de transfer para película. Realizou diversos serviços de pós-produção em filmes como: O Invasor, Cidade de Deus, Carandiru, Ônibus 174, Narradores de Javé, O Homem do Ano, Benjamin, Nina, Durval Discos, Rosário Tijeras (produção México, Colômbia e Brasil), Solo Dios Sabe (produção México e Brasil). Fez direção de fotografia para diversos clipes e curtas e longas metragens nos últimos anos, entre eles Lenine, Ney Matogrosso, CPM-22 e Ed Motta e fotografa shows para gravação de DVDs desde 2012, entre eles os DVDs do Naldo, Leonardo 30 anos, Biquini Cavadão, Paulo Ricardo e Leandro Lehar, entre outros. Também trabalhou no cinema brasileiro em projetos de destaque como Cidade de Deus (2002), de Fernando Meireles, Carandiru (2003), de Hector Babenco, A Dona da História (2004), de Daniel Filho, Casa de Areia (2005) de Andrucha Waddington, Cidade dos Homens (2007), De Paulo Morelli, Primo Basílio (2007), de Daniel Filho, entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

AG-CX350: Panasonic apresenta primeira câmera com conectividade NDI|HX

A Panasonic esperou a Consumer Electronic Show 2019 terminar para apresentar uma…

Maracá: Websérie coloca luzes sobre emergência indígena

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) lançou uma websérie para…

VFX Legion: A liberdade da produção descentralizada

Com sede em Burbank, Califórnia, o estúdio de efeitos visuais VFX Legion…

Avid apresenta as superfícies de controle de áudio S1 e S4

No Avid Connect Live Nashville, durante o Summer NAMM 2019, a Avid…