Eventos

CES SHOW: Um chip para economizar com imagens RAW

A fabricante intoPIX promete simplificar a forma o fluxo de dados dos sensores de imagem. A tecnologia TICO-RAW, anunciada na CES SHOW 2019, realiza um processamento e codificação de “baixa complexidade” para reduzir significativamente a largura de banda necessária na transmissão, o consumo de energia e o armazenamento.

Jean-Baptiste Lorent, diretor de marketing e vendas da intoPIX, explica que “os sensores de imagem são usados em todos os lugares e para atender às demandas por vídeo de melhor qualidade e melhor capacidade de análise, por isso, o uso de arquivos RAW ou não compactados não pode ser ignorado. No entanto, sem usar processamento e codificação inteligentes, a largura de banda e o tamanho dos arquivos excedem os limites da maioria dos dispositivos e interfaces”.

Mesmo nas câmeras que gravam imagens no formato RAW, baseadas em um arranjo de cores RGB de sensores fotográficos, as técnicas de compactação mais populares não usam os dados brutos em si. Em vez disso, elas processam a informação RGB resultada de um algoritmo de interpolação dos dados brutos (debayering) – um processo que limita a qualidade de uma imagem imediatamente e reduz a eficiência da largura de banda e o fluxo de dados do dispositivo.

Diferente dos codecs comumente usados, o TICO-RAW processa e codifica na saída do sensor de imagem, sem aplicar o processo de debayering completo, preservando as vantagens dos dados RAW capturados. Isso aumenta a chance de aplicar algoritmos para reconstruir a imagem e controlar o balanço de branco, exposição, gradação de cor etc, com arquivos bem menores.

Estes sensores serão usados principalmente em câmeras com alta taxa de frames com resolução de até 100Mpixels a 16bits.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *