A rádio que toca notícia, agora também escreve notícia. Referência no radiojornalismo, a CBN Amazônia de Manaus oferece desde o mês de agosto o serviço de legendagem no site e no aplicativo para smartphones e tablets. A solução beneficia deficientes auditivos, que agora podem acompanhar a programação integral da emissora. Os demais ouvintes também serão beneficiados quando não dispuserem de fones de ouvido em locais silenciosos, como clínicas e hospitais.
A ideia de trazer a acessibilidade para as transmissões da CBN Amazônia vem desde 2015, quando ela passou a ser controlada pela Rede Amazônica, antiga parceira da Rede Globo na Região Norte. “Se o rádio funciona muito bem apenas com o áudio, então também funcionará bem se for escrito”, conta Eduardo Lopes, Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, que inspirado por este desejo e pela experiência na geração de legendas ocultas para televisão (Closed Captions), começou a pesquisar a viabilidade técnica para a implantação do serviço. “Vamos levar a notícia para todos. Mesmo quem tem audição normal, mas está sem fone de ouvido, pode acompanhar a notícia onde estiver em tempo real, sem incomodar ninguém”, detalha Lopes.
Desde que passou a fazer parte da Rede Amazônica, a CBN também pode ser ouvida na internet e em aplicativo para celular. A internet seria a porta de entrada para a acessibilidade. A partir de um contato com a ShowCase, empresa com longa experiência na transcrição de áudio e geração de legendas para emissoras de televisão de todo o país, a solução começou a ser desenvolvida. “Por que não usar o HTML5? Nós precisávamos de uma empresa que gostasse da ideia, a direção da ShowCase nos apoiou e o produto deu certo”, afirma Eduardo Lopes.
Hoje toda a programação da CBN é processada pelo sistema JOSIE, da ShowCase, que converte em tempo real o áudio em texto, devolvendo um arquivo em formato HTML5 para ser incorporado às transmissões. Este processo utiliza recursos de redes neurais capazes, ampliar o vocabulário e a precisão das transcrições todos os dias, aumentando a eficiência da operação. Para o público basta acionar a função de legendas no celular ou computador e acompanhar as legendas em letras destacadas.
A Rede Amazônica e a ShowCase estão fazendo uma inclusão social, levando informação ao vivo para o público com deficiência auditiva. Alguém poderá dizer que este público tem acesso à estas informações pela internet, mas uma entrevista ao vivo é rara na internet. Um jornal que está ao vivo agora passará pelos processos de edição, corte, upload e liberação, o que demanda algum tempo. Com a transcrição em tempo real, a audiência com deficiência auditiva pode ter acesso ao vivo às entrevistas nacionais, estaduais e locais.
Vídeo e acessibilidade
A acessibilidade não chegou sozinha à CBN Amazônia. Em agosto o vídeo também foi incorporado à programação. Graças às transmissões feitas com câmeras, celulares e aplicativos, os apresentadores, repórteres e convidados podem interagir com maior dinamismo durante as entrevistas e coberturas. “Ao invés de fazer uma entrevista por telefone, podemos fazer ao vivo com celular, Skype ou LiveU, enquanto as imagens chegam ao público através do YouTube ou Facebook, por exemplo”, detalha o Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica.
Hoje o público precisa escolher ser deseja ver áudio e vídeo ou áudio e Closed Caption, mas para o futuro também está prevista a integração das legendas com o vídeo.
Ineditismo
A plataforma JOSIE trouxe um ganho adicional a CBN Amazônia ao acelerar o trabalho de edição das transmissões que voltam a programação ou são publicadas no portal da rádio. “Agora os jornalistas fazem o corte do vídeo com base na transcrição, o que dá uma agilidade enorme à edição dos programas”, destaca Eduardo Lopes.
Este trabalho desenvolvido entre a CBN Amazônia e a ShowCase para levar as legendas ao rádio é inédito no Brasil e também não qualquer referência de algo semelhante no mundo. “A nossa missão é dar suporte integral ao cliente, criando e desenvolvendo soluções para as necessidades do dia a dia. Com muita honra, tivemos a oportunidade de reafirmar o nosso pioneirismo neste projeto”, afirma Marco Antônio Melo, Diretor da ShowCase. “Acompanhar os resultados positivos conquistados pela CBN Amazônia nos motiva a seguir em frente, com soluções ainda mais inovadoras”.
“Tínhamos uma demanda e precisávamos da ShowCase. Ela compreendeu a nossa proposta e em 15 ou 20 dias de trabalho, incluindo os ajustes, nós chegamos ao resultado final para lançar o produto”, finaliza Eduardo Lopes, Diretor de Tecnologia da Rede Amazônica.