O mercado de streaming de vídeo está crescendo rapidamente e as redes 5G prometem moldar o futuro da distribuição de conteúdo em dispositivos móveis. Como os provedores de conteúdo e as operadoras de TV paga querem aproveitar esta evolução, com novas oportunidades de negócios e monetização, são necessárias soluções que garantam a qualidade impecável de experiência em todas as telas, em qualquer tipo de rede.

Para atender a estes propósitos, a Broadpeak tem demonstrado em eventos internacionais e no Brasil uma proposta abrangente de soluções para operação com CDNs, as Redes de Distribuição de Conteúdo que estão na base deste processo, além da otimização do consumo de banda e da latência (multicast ABR), streaming via satélite, inserção personalizada de anúncios e cache local de vídeos (BroadCache Box).

Estas soluções estão presentes em grandes instalações como a HBO Latin America, que usa o BroadCache Box para reduzir drasticamente os custos de CDN e ao mesmo tempo aumenta a qualidade da experiência (QoE) dos assinantes ao implantar caches locais nas operadoras de redes de banda larga. Como o conteúdo é transmitido de um local próximo aos usuários finais, a latência e o congestionamento da rede são reduzidos, resultando em taxas de transmissão mais altas (melhorando qualidade do vídeo), tempos de início mais rápidos e sessões de visualização ininterruptas.

 

Qualidade garantida

Outra solução da Broadpeak também ajuda os provedores de conteúdo a garantirem a qualidade da distribuição é o seletor de CDNs umbrellaCDN. Através de recursos para análise de vídeo e do CDN Diversity é feita uma avaliação dinâmica de cada CDN disponível, selecionando o melhor serviço a cada instante e até mesmo combinando-os para exceder a qualidade alcançada com uma CDN sozinha.

 

Grave, Empacote, Proteja e Distribua

Já o ‘Origin Server’ e empacotador BkS350 aprimora a distribuição de vídeo para diferentes telas, através de redes de internet abertas ou controladas, utilizando recursos exclusivos para a criação instantânea de pacotes e gerenciamento de cache.
O BkS350 suporta todos os formatos de streaming, incluindo CMAF de baixa latência e uma ampla gama de plataformas de vídeo e encriptação, incluindo transmissões ao vivo, VOD e Catch-up TV, entre outras possibilidades. A plataforma pode ser executada em hardware ou máquina virtual, proporcionando aos operadores máxima flexibilidade de implantação.

5G e consumo móvel de mídia

Propostas como as apresentadas acima estão assumindo o protagonismo no fornecimento de soluções para otimizar a entrega de vídeo em 5G, em situações que utilizem cache local, gerenciamento de células congestionadas e roteamento de serviço. Um exemplo concreto acontece com a Telstra, maior companhia australiana na área de telecomunicações, que otimiza a qualidade e a eficiência de entrega do vídeo em redes fixas e móveis com a tecnologia da Broadpeak.

A solução combina as soluções umbrellaCDN/BkA100 de Broadpeak com o conhecimento da Telstra sobre aplicativos e gestão de redes de telecomunicações para aumentar a qualidade e a eficiência das transmissões de vídeo, oferecendo a melhor QoE possível para os usuários finais otimizando o consumo de banda na rede.

As tecnologias da Broadpeak foram usadas com sucesso em testes utilizando o 5G, em colaboração com o projeto SaT5G e o consórcio 5G-Xcast, cujo objetivo é desenvolver a comunicação broadcast e multicast para a quinta geração de sistemas sem fio.

Streaming de vídeo

A Broadpeak é uma empresa francesa especializada em soluções de streaming de vídeo e CDNs (Content Delivery Network) para a distribuição de vídeos sobre IP. O seu portfólio tem a visão de ajudar os operadores e provedores de conteúdo a entregarem programas “ao vivo” e “on demand” sobre qualquer tipo de rede IP, privada ou pública (internet), com a melhor experiência do usuário possível.

broadpeak.tv
A Avicom Engenharia é a integradora oficial da Broadpeak no Brasil: www.avicomengenharia.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Webinar SET destaca produção baseada em IP

Com moderação de José Antônio Garcia, membro do Conselho Deliberativo e Coordenador…

NVIDIA Enterprise conclui aquisição bilionária

O processo, anunciado em 11 de março de 2019, unirá a NVIDIA…

HEADONE: Movimento inteligente

A Alemanha sempre esteve ligada à indústria audiovisual e da televisão. São…

Projeto Sumaré: TVs abrem espaço para telecoms

A RFS – Radio Frequency Systems e a EAD – Entidade Administradora…