Produção

Boutique Filmes anuncia a produção de nova animação nacional

Boutique Filmes anuncia a produção de nova animação nacional

Na semana da realização do Anima Mundi em São Paulo, a Boutique Filmes fortalece sua atuação na área de animação com o anúncio da produção de uma série adaptada do livro O Ovo de Pégaso, de autoria do roteirista de TV e cinema Arthur Warren (Irmão do Jorel, Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas) e da escritora e ilustradora Janaina Tokitaka (Escamas, Pedro Vira Porco Espinho). Esse será o segundo livro de Janaina, entre os mais de 25 títulos infantis lançados por ela, a ganhar uma versão animada para TV ou plataformas de streaming.

Para a Boutique, a nova produção expande ainda mais seu portfólio em produções voltadas ao público infantil, que inclui sucessos como O Zoo da Zu, série live action exibida na Discovery Kids e indicada ao International Emmy Kids em 2015 e 2017, na categoria Preschool, e as animações SOS Fada Manu, coprodução com o canal Gloob e indicada ao International Emmy Kids Awards, e Papaya Bull, coprodução com a NBCUniversal e a Nickelodeon.

“Queremos ampliar a carteira de animações relevantes para o público infantil, uma forma de entreter, ensinar e informar ao mesmo tempo. Escolhemos a história de Catarina e Alê (personagens do livro) porque amamos a dinâmica da família, a relação e o carinho entre os dois irmãos, e a aventura que eles vivem após encontrar o Ovo de Pégaso. Agora vamos expandir esse universo em uma série, além de oferecer um novo projeto de animação ao mercado local e internacional”, afirma Tiago Mello, produtor executivo e sócio da Boutique Filmes.

Lançado recentemente pela editora Abacatte, O Ovo de Pégaso conta a história de dois irmãos de uma família de imigrantes gregos, donos de um restaurante no Bom Retiro – SP. No dia do aniversário da avó, Catarina e Alê encontram um gigante ovo mágico na despensa da casa onde moram. O ovo quebra e revela um Pégaso, um animal fantástico que se torna o bichinho de estimação dos irmãos, que cuidam e tentam escondê-lo do restante das pessoas. A história da série não será exatamente igual à do livro, mas envolverá a aventura que os protagonistas vivem, misturando mitologia grega, culinária, momentos familiares e heróis da antiguidade.

Hoje, os autores Arthur Warren e Janaina Tokitaka formam uma família, com a filha Rosa e três gatas, e o Ovo de Pégaso é o primeiro livro (e série) que escrevem e produzem juntos. “Quando começamos a trabalhar nesse livro, a gente ainda não tinha uma família – tema central do Ovo de Pégaso – então esse é um projeto pelo qual temos um carinho muito especial”, conta Janaina. “Vamos adequar a narrativa do livro para a linguagem de animação seriada, mas sem perder o clima geral que retratamos originalmente. É uma história afetiva, engraçada e muito honesta, o que a torna fácil de ser apreciada pelas crianças e diferentes famílias,” conclui.

Com experiência em audiovisual e animação, os dois autores possuem reconhecida atuação na área. Janaina foi chefe de roteiro da série Clube da Anittinha (Gloob), bem como escreveu a terceira temporada de Oswaldo (Cartoon Network), participou do desenvolvimento e roteiro para a série As Microaventuras de Tito e Muda (Discovery Kids) e escreveu a série live action Spectros (Netflix). A autora também foi selecionada pelo projeto do Itaú Social, “Leia para uma Criança”, com o livro Pedro vira Porco Espinho, que teve dois milhões de exemplares comprados e distribuídos para todo o Brasil.

Já Arthur fez carreira na área de roteiro e animação, tendo trabalhado em projetos de sucesso, com destaque para Irmão do Jorel, história que inclusive ganhou uma versão em longa metragem. Outro projeto do animador é o Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas, série/filme importante para a produção de O Ovo de Pégaso devido aos elementos fantásticos, característica presente nas duas animações.

Com base na experiência dos criadores, a expectativa para o desenvolvimento da série O Ovo de Pégaso é alta, especialmente em relação à qualidade. Pelo lado da Boutique, o produtor executivo Tiago Mello faz parte da International Academy of Television Arts & Sciences (International Emmy) e produziu as séries 3% e Onisciente, ambas para a Netflix, além de Mal Me Quer (Warner Channel), Gigantes do Brasil e Mauá, O Primeiro Gigante (History). Outros projetos do produtor: a série de animação Sitio do Picapau Amarelo (TV Globo e Cartoon Network), a produção e cocriação do live action Julie e os Fantasmas (Band/ Nickelodeon – indicado ao Emmy Kids 2012) e a primeira coprodução internacional com o Canadá, com a série de animação Escola pra Cachorro (TV Cultura e Nickelodeon).

Boutique Filmes no Anima Mundi – O Anima Mundi é um dos principais eventos de animação do mundo. Este ano, a Boutique participa efetivamente do evento, por meio de patrocínio, presença no Anima Coaching, e pela realização de um Laboratório de Desenvolvimento de Séries de animação, nos dias 27 e 28 de julho, com os autores de cinco projetos previamente selecionados. Em anos anteriores, a produtora também esteve presente no Anima Coaching e em laboratórios de animação.

“A proposta da Boutique é apoiar e produzir, cada vez mais, projetos originais brasileiros e que transmitem parte da cultura local. Assim, a intenção é continuar investindo em animação, para fomentar a criação nacional”, completa Tiago Mello.

 

27º Anima Mundi
São Paulo: 24 a 28 de julho, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista), Petra Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação), IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – Consolação), Unibes Cultural – Programação Infantil (R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré) e Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana). Há atividades gratuitas e outras pagas com ingressos entre R$ 10 e R$ 18. Mais informações: www.animamundi.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *