A ARRI anunciou oficialmente a ARRI ALEXA 265, uma câmera que promete redefinir a cinematografia em 65 mm. Com um design compacto, ela é a sucessora direta da aclamada ALEXA 65 e visa facilitar ainda mais o uso do formato de grande escala em produções de alto nível.
Inspirada no design da ARRI ALEXA 35, a nova ALEXA 265 mantém a tradição de qualidade da marca, ao mesmo tempo, em que apresenta um sensor 65mm redesenhado. O destaque é sua portabilidade: com peso reduzido a um terço do modelo anterior (apenas 3,3 kg), a câmera é ideal para aplicações que exigem flexibilidade, como drones, estabilizadores e locações desafiadoras.
Seu corpo compacto (apenas 4 mm mais longo e 11 mm mais largo que a ALEXA 35) e o sistema de resfriamento atualizado garantem eficiência e rapidez no set. Desde a inicialização mais veloz até a economia de energia aprimorada, a ALEXA 265 representa um avanço para produções dinâmicas e de alta demanda.
Imagem de qualidade superior
O novo sensor oferece 15 stops de alcance dinâmico (um a mais que sua antecessora) e uma sensibilidade ISO que agora chega a 6400, tornando a câmera extremamente versátil em condições de baixa luminosidade. A redução de ruído e o aumento do contraste entregam resultados excepcionais, com negros mais profundos e cores mais vivas.
Graças ao processamento de imagens ARRI REVEAL Color Science, a ALEXA 265 captura tons de pele naturais e realistas, além de cores desafiadoras, como pastéis e tons altamente saturados, com precisão sem precedentes. A compatibilidade com LUTs 3D e o suporte ao formato ARRIRAW garantem um fluxo de trabalho eficiente, permitindo que produções de alto nível obtenham o máximo de suas imagens.
Inovação com sistema de filtros
Um dos recursos mais empolgantes da ALEXA 265 é o sistema de cartucho de filtros integrado. Com opções que variam de ND0 a ND2.7, os filtros podem ser trocados de maneira rápida e segura, sendo automaticamente reconhecidos pela câmera, que registra essa informação nos metadados.
Impacto no mercado de alto nível
A ARRI já deixou sua marca no cinema mundial com a ALEXA 65, que foi usada em produções emblemáticas como Duna e Vingadores: Ultimato. Agora, com a ALEXA 265, a marca visa democratizar ainda mais o formato 65mm, tornando-o acessível a um número maior de projetos e expandindo suas possibilidades criativas.
Disponibilidade e perspectivas para o futuro
Com lançamento previsto para início de 2025, a ARRI ALEXA 265 será inicialmente disponibilizada como equipamento de aluguel. Essa estratégia reflete o compromisso da ARRI em atender as demandas de cineastas, fotógrafos, publicitários e criadores audiovisuais que desejam explorar o máximo potencial do formato 65mm.
ARRI ALEXA 265 em resumo
Design compacto: A ALEXA 265 é baseada no corpo da ALEXA 35, sendo apenas um pouco maior que sua antecessora e pesando um terço do peso da ALEXA 65 (3,3 kg em comparação com 10,5 kg). Essa redução facilita seu uso em diversas situações, como em drones e estabilizadores.
Tecnologia de sensor: A câmera possui um novo sensor de 65mm que oferece impressionantes 15 stops de faixa dinâmica e desempenho aprimorado em baixa luminosidade, dobrando a sensibilidade de 3200 para 6400 EI (ISO/ASA), permitindo captar imagens com pretos mais nítidos e maior contraste.
Fluxo de trabalho amigável: A ALEXA 265 utiliza o mesmo fluxo de trabalho LogC4 e a Ciência da Cor REVEAL da ALEXA 35, garantindo uma integração suave em produções existentes. Ela grava ARRIRAW diretamente nos Codex Compact Drives.
Sistema inovador de filtros: Um recurso destacado é o sistema de cartucho de filtro embutido, que permite a troca fácil de filtros durante as gravações. Filtros variando de zero a ND2.7 estarão disponíveis no lançamento, com mais opções planejadas para o futuro.
Especificações ALEXA 265
Características | |
---|---|
Modelo | ALEXA 265 |
Sensor | Formato 65 mm, ARRI A3X Rev.B CMOS com matriz de filtro de cor Bayer |
Resolução do Sensor | 6560 x 3100 |
Dimensões do Sensor | 54,12 x 25,58 mm (2,130 x 1,007”) |
Taxa de Quadros | 0,75 – 60 fps |
Peso | ∼3,3 kg (corpo da câmera com três antenas e LPL Mount (LBUS)) |
Tamanho do Photosite | 8,25 μm |
Área Ativa do Sensor (photosites) | 6,5K 2.12:1 Open Gate: 6560 x 3100 5.1K 1.65:1: 5120 x 3100 4.5K LF 3:2: 4448 x 3096 |
Área Ativa do Sensor (dimensões) | 6.5K 2.12:1: 54,12 x 25,58 mm 5.1K 1.65:1: 42,24 x 25,58 mm 4.5K LF 3:2: 36,70 x 25,54 mm |
Arquivos Gravados (pixels) | Idêntico ao tamanho do contêiner: 6560×3100 (6.5K), 5120×3100 (5.1K), 4448×3096 (4.5K) |
Alcance Dinâmico | 15 stops |
Índice de Exposição | Ajustável de EI 160 a 6400 em incrementos de 1/3 stop |
Obturador | Eletrônico, 5.0° – 358° ou 1s – 1/8000s |
Formatos de Gravação | MXF/ARRIRAW |
Mídia de Gravação | Codex Compact Drive 1TB e 2TB |
Taxas de Gravação | ARRIRAW 6.5K: 29/60 fps ARRIRAW 5.1K: 37/60 fps ARRIRAW 4.5K: 43/60 fps |
Modos de Gravação | Gravação em tempo real padrão, Pré-gravação |
Visor | MVF-2 com touchscreen de 4″ |
Tecnologia do Visor | OLED com monitor flip-out LCD |
Resolução do Visor | OLED: 1920 x 1080 |
Controle de Cor | Renderizações ARRI: Rec 709, Rec 2020, Rec 2100 PQ, Rec 2100 HLG, LogC4 e gerenciamentos customizados |
Balanço de Branco | Manual e automático, ajustável de 2000 K a 11000 K (incrementos de 10 K) |
Saídas de Vídeo | 2x 12G SDI (422/444 UHD e HD), 2x CoaXPress para visor MVF-2 |
Entrada de Áudio | 1x LEMO 6 pinos (linha estéreo), microfones embutidos e suporte para módulos adicionais |
Saída de Áudio | SDI (embutido), saída para fones de ouvido |
Gravação de Áudio | 4 canais, PCM linear, 24 bit, 48 kHz |
Montagens de Lentes | LPL, PL (LBUS ou Hirose), EF (LBUS), Leitz M |
Interfaces | Ethernet, USB-C, GPIO, LBUS, Timecode, Genlock, Retorno IN |
Consumo de Energia | ~75 W (corpo da câmera e visor MVF-2) |
Temperatura de Operação | -20°C a +45°C |
Nível de Ruído | <20 dB(A) a 30 fps, gravando 6.5K ARRIRAW |