A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), divulgaram na última sexta-feira, 08 de fevereiro, a ata com o resultado preliminar da fase de habilitação da Chamada Pública CONCURSO DE PRODUÇÃO PARA CINEMA – COPRODUÇÃO PORTUGAL-BRASIL, uma parceria da ANCINE com o ICA-IP – Instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal.
Após análise da documentação apresentada pelas empresas produtoras, das 11 propostas inscritas, 8 foram habilitadas pela Comissão.
Três propostas não foram apresentadas em conformidade com o exigido no edital, sendo declaradas inabilitadas. Fica aberto o prazo de 10 (dez) dias a contar da publicação do resultado preliminar para interposição das razões recursais. O recurso deverá ser interposto exclusivamente através do Sistema FSA, até às 18h (dezoito horas) da data de encerramento do prazo.
Sobre a Chamada Pública
Estão previstos investimentos equivalentes a 300 mil dólares em dois projetos de longas-metragens de ficção e documentário, com destinação inicial prioritária para o mercado de salas de exibição.
No Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras independentes registradas na ANCINE que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira são apresentados por seus parceiros portugueses no edital lançado simultaneamente pelo ICA-IP, em Portugal.
Os dois coprodutores brasileiros vencedores do edital receberão, em reais, um valor equivalente a 150 mil dólares cada, visando à contratação de operações financeiras, exclusivamente, na forma de investimento. O mesmo valor será investido pelo ICA-IP em dois projetos apresentados por coprodutores portugueses.