Tecnologia

ARRI ALEXA 265: O novo cinema em 65mm

ARRI ALEXA 265: O novo cinema em 65mm

A ARRI anunciou oficialmente a ARRI ALEXA 265, uma câmera que promete redefinir a cinematografia em 65 mm. Com um design compacto, ela é a sucessora direta da aclamada ALEXA 65 e visa facilitar ainda mais o uso do formato de grande escala em produções de alto nível.

 

Inspirada no design da ARRI ALEXA 35, a nova ALEXA 265 mantém a tradição de qualidade da marca, ao mesmo tempo, em que apresenta um sensor 65mm redesenhado. O destaque é sua portabilidade: com peso reduzido a um terço do modelo anterior (apenas 3,3 kg), a câmera é ideal para aplicações que exigem flexibilidade, como drones, estabilizadores e locações desafiadoras.

 

Seu corpo compacto (apenas 4 mm mais longo e 11 mm mais largo que a ALEXA 35) e o sistema de resfriamento atualizado garantem eficiência e rapidez no set. Desde a inicialização mais veloz até a economia de energia aprimorada, a ALEXA 265 representa um avanço para produções dinâmicas e de alta demanda.

 

ARRI ALEXA 265

 

Imagem de qualidade superior

O novo sensor oferece 15 stops de alcance dinâmico (um a mais que sua antecessora) e uma sensibilidade ISO que agora chega a 6400, tornando a câmera extremamente versátil em condições de baixa luminosidade. A redução de ruído e o aumento do contraste entregam resultados excepcionais, com negros mais profundos e cores mais vivas.

 

Graças ao processamento de imagens ARRI REVEAL Color Science, a ALEXA 265 captura tons de pele naturais e realistas, além de cores desafiadoras, como pastéis e tons altamente saturados, com precisão sem precedentes. A compatibilidade com LUTs 3D e o suporte ao formato ARRIRAW garantem um fluxo de trabalho eficiente, permitindo que produções de alto nível obtenham o máximo de suas imagens.

 

ARRI ALEXA 265

 

Inovação com sistema de filtros

Um dos recursos mais empolgantes da ALEXA 265 é o sistema de cartucho de filtros integrado. Com opções que variam de ND0 a ND2.7, os filtros podem ser trocados de maneira rápida e segura, sendo automaticamente reconhecidos pela câmera, que registra essa informação nos metadados.

 

ARRI ALEXA 265

 

Impacto no mercado de alto nível

A ARRI já deixou sua marca no cinema mundial com a ALEXA 65, que foi usada em produções emblemáticas como Duna e Vingadores: Ultimato. Agora, com a ALEXA 265, a marca visa democratizar ainda mais o formato 65mm, tornando-o acessível a um número maior de projetos e expandindo suas possibilidades criativas.

 

ARRI ALEXA 265

 

Disponibilidade e perspectivas para o futuro

Com lançamento previsto para início de 2025, a ARRI ALEXA 265 será inicialmente disponibilizada como equipamento de aluguel. Essa estratégia reflete o compromisso da ARRI em atender as demandas de cineastas, fotógrafos, publicitários e criadores audiovisuais que desejam explorar o máximo potencial do formato 65mm.

 

ARRI ALEXA 265

 

ARRI ALEXA 265 em resumo

Design compacto: A ALEXA 265 é baseada no corpo da ALEXA 35, sendo apenas um pouco maior que sua antecessora e pesando um terço do peso da ALEXA 65 (3,3 kg em comparação com 10,5 kg). Essa redução facilita seu uso em diversas situações, como em drones e estabilizadores.

 

Tecnologia de sensor: A câmera possui um novo sensor de 65mm que oferece impressionantes 15 stops de faixa dinâmica e desempenho aprimorado em baixa luminosidade, dobrando a sensibilidade de 3200 para 6400 EI (ISO/ASA), permitindo captar imagens com pretos mais nítidos e maior contraste.

 

Fluxo de trabalho amigável: A ALEXA 265 utiliza o mesmo fluxo de trabalho LogC4 e a Ciência da Cor REVEAL da ALEXA 35, garantindo uma integração suave em produções existentes. Ela grava ARRIRAW diretamente nos Codex Compact Drives.

 

Sistema inovador de filtros: Um recurso destacado é o sistema de cartucho de filtro embutido, que permite a troca fácil de filtros durante as gravações. Filtros variando de zero a ND2.7 estarão disponíveis no lançamento, com mais opções planejadas para o futuro.

 

Especificações ALEXA 265

Características
ModeloALEXA 265
SensorFormato 65 mm, ARRI A3X Rev.B CMOS com matriz de filtro de cor Bayer
Resolução do Sensor6560 x 3100
Dimensões do Sensor54,12 x 25,58 mm (2,130 x 1,007”)
Taxa de Quadros0,75 – 60 fps
Peso∼3,3 kg  (corpo da câmera com três antenas e LPL Mount (LBUS))
Tamanho do Photosite8,25 μm
Área Ativa do Sensor (photosites)6,5K 2.12:1 Open Gate: 6560 x 3100
5.1K 1.65:1: 5120 x 3100
4.5K LF 3:2: 4448 x 3096
Área Ativa do Sensor (dimensões)6.5K 2.12:1: 54,12 x 25,58 mm
5.1K 1.65:1: 42,24 x 25,58 mm
4.5K LF 3:2: 36,70 x 25,54 mm
Arquivos Gravados (pixels)Idêntico ao tamanho do contêiner: 6560×3100 (6.5K), 5120×3100 (5.1K), 4448×3096 (4.5K)
Alcance Dinâmico15 stops
Índice de ExposiçãoAjustável de EI 160 a 6400 em incrementos de 1/3 stop
ObturadorEletrônico, 5.0° – 358° ou 1s – 1/8000s
Formatos de GravaçãoMXF/ARRIRAW
Mídia de GravaçãoCodex Compact Drive 1TB e 2TB
Taxas de GravaçãoARRIRAW 6.5K: 29/60 fps
ARRIRAW 5.1K: 37/60 fps
ARRIRAW 4.5K: 43/60 fps
Modos de GravaçãoGravação em tempo real padrão, Pré-gravação
VisorMVF-2 com touchscreen de 4″
Tecnologia do VisorOLED com monitor flip-out LCD
Resolução do VisorOLED: 1920 x 1080
Controle de CorRenderizações ARRI: Rec 709, Rec 2020, Rec 2100 PQ, Rec 2100 HLG, LogC4 e gerenciamentos customizados
Balanço de BrancoManual e automático, ajustável de 2000 K a 11000 K (incrementos de 10 K)
Saídas de Vídeo2x 12G SDI (422/444 UHD e HD), 2x CoaXPress para visor MVF-2
Entrada de Áudio1x LEMO 6 pinos (linha estéreo), microfones embutidos e suporte para módulos adicionais
Saída de ÁudioSDI (embutido), saída para fones de ouvido
Gravação de Áudio4 canais, PCM linear, 24 bit, 48 kHz
Montagens de LentesLPL, PL (LBUS ou Hirose), EF (LBUS), Leitz M
InterfacesEthernet, USB-C, GPIO, LBUS, Timecode, Genlock, Retorno IN
Consumo de Energia~75 W (corpo da câmera e visor MVF-2)
Temperatura de Operação-20°C a +45°C
Nível de Ruído<20 dB(A) a 30 fps, gravando 6.5K ARRIRAW

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Fale com a VID VOX