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Eventos virtuais superam eventos híbridos e presenciais

Eventos virtuais superam eventos híbridos e presenciais

A Kaltura divulgou os relatórios “O estado dos acontecimentos“, e “O estado dos webinars”, baseados em pesquisas com centenas de profissionais de marketing, fornecendo uma visão de como os webinars e eventos virtuais estão sendo utilizados, bem como quais melhorias ainda são necessárias.

2023 foi um ponto de virada na utilização de eventos virtuais, pois pela primeira vez nos três anos da pesquisa da Kaltura, os eventos puramente virtuais ultrapassaram os eventos híbridos e presenciais. Com as vantagens dos eventos virtuais se tornando claras, fica cada vez mais difícil justificar o custo dos eventos presenciais, com 89% dos profissionais de marketing experimentando uma queda no comparecimento e 70% observando um aumento nos custos.

Em todos os eventos virtuais, desde webinars a conferências anuais, o impacto da automação e da IA está crescendo. Embora apenas 6% dos entrevistados sejam os primeiros a adotar a IA como parte de suas estratégias de eventos, o desejo de implementar a IA em todos os tipos de eventos virtuais é quase unânime (98% para webinars, 100% para organizadores de eventos virtuais), à medida que as empresas buscam colher os benefícios, desde maior personalização e envolvimento até liberação de tempo para outras tarefas.

 

“Do ponto de vista do marketing, existem poucas atividades que geram tanto engajamento e conteúdo quanto um evento virtual”, disse Lisa Bennett, vice-presidente executiva de marketing da Kaltura. “O impacto de longo prazo que os eventos virtuais proporcionam a uma empresa tornou-os pilares de todos os departamentos de marketing e, à medida que mais empresas começarem a usar a IA para fortalecê-los ainda mais, esta trajetória só continuará a crescer.”

À medida que aumenta o uso de webinars e eventos virtuais como um canal-chave de geração de demanda, as organizações se encontram em uma corrida para acompanhar o ritmo cada vez mais avançado de produção de conteúdo, ao mesmo tempo, em que garantem que esse material chegue efetivamente ao público-alvo.

 

Quando se trata de medir o retorno, as empresas ainda enfrentam dificuldades para calcular eficazmente o ROI dos seus eventos, com apenas 28% dos entrevistados sempre fazendo isso. Dos 72% que não calculam o ROI consistentemente, 54% consideram ser difícil ou mesmo impossível, demonstrando que muitos ainda não possuem as ferramentas certas para o fazer. Mesmo com essas deficiências, no entanto, os eventos virtuais estão alcançando resultados excelentes para os profissionais de marketing em todos os níveis, incluindo geração de leads, participação e reconhecimento da marca.

 

Outras descobertas importantes:

 

Para a maioria dos profissionais de marketing, os webinars desempenham um papel estratégico importante: 24% dos profissionais de marketing dizem que os webinars são a ferramenta mais importante para a geração de demanda, enquanto 49% dizem que os webinars estão no mesmo nível de outras ferramentas. Os executivos C-suite são os maiores fãs de webinars (36%), enquanto os gestores são mais reticentes (23%).

Além de ser mais fácil reservar palestrantes principais, é mais fácil reservar para eventos virtuais, mas os organizadores de eventos virtuais atendem às metas do DEI. 66% dos profissionais de marketing acham mais difícil reservar um palestrante para um evento presencial do que reservar um para um evento virtual, e 96% acham que, devido à redução das barreiras à participação, as metas de DEI se tornam mais facilmente alcançáveis.
O uso de IA e automação em webinars está se tornando rapidamente universal, com 98% dos entrevistados indicando que planejam aprimorar os webinars com essas tecnologias no próximo ano.

Para uma análise mais detalhada dos relatórios, junte-se a Yair Neumann, VP de Produto da Kaltura, no próximo Virtually Live! 2023 por Kaltura para sessões aprofundadas cobrindo as descobertas. Os relatórios completos “O Estado dos Eventos” e “Estado dos Webinars” podem ser encontrados aqui.

 

Metodologia: A State of Events entrevistou 500 funcionários em tempo integral em todos os setores, variando em antiguidade, desde gerentes e diretores de eventos até VPs e C-suite. Todos os entrevistados trabalham em empresas com mais de 1.000 funcionários e foram selecionados aqueles que organizaram pelo menos um evento virtual ou híbrido nos últimos 18 meses.

Para o relatório “State of Webinars” foram entrevistados 250 profissionais de marketing em tempo integral que trabalham em diversos setores, com antiguidade variando de gerentes a CMOs. O processo de seleção se concentrou em empresas que hospedam pelo menos 10 webinars por ano e que realizaram pelo menos um webinar nos últimos 3 meses.

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