A primeira demonstração mundial de backhaul 5G utilizando um satélite de órbita terrestre baixa (LEO) foi realizado na Universidade de Surrey (Inglaterra), usando o satélite Phase 1 LEO da Telesat e equipamentos da Newtec.

 

O teste conectou a rede 5G da Universidade de Surrey ao Centro de Inovação 5G da Telesat. Sessões de bate-papo com vídeo, transmissão simultânea em 8K e navegação na internet foram testadas dentro de rigorosos parâmetros de Quality of Service (QoS). Um vídeo 4K também foi transferido pela rede 5G, representando um caso de uso 5G no futuro. Das tecnologias testadas, os modems Newtec demonstraram maior modulação, eficiência e desempenho de throughput, além da capacidade de fornecer 8 mil vídeos com boa Qualidade de Experiência (QoE). Isso abre o caminho para aplicações cada vez mais famintas por largura de banda, acima de 5G.

 

“Estamos surpresos com as oportunidades que este teste abre”, disse Jo De Loor, vice-presidente de desenvolvimento de mercado da Newtec. “A conectividade contínua e de desempenho muito alto fornecida pela tecnologia valida os casos de uso para muitas novas aplicações 5G nas verticais estratégicas de mercado onde atuamos. O trabalho realizado é uma diretriz para futuras implantações de múltiplas órbitas e destaca os benefícios da combinação única de constelações LEO e 5G”.

Michel Forest, Diretor de Engenharia da Telesat, disse: “A Telesat está satisfeita por colaborar com empresas inovadoras, como a Newtec, que reconhecem o potencial do sistema LEO da Telesat para permitir aplicações 5G de baixa latência como streaming de vídeo 4K. Esta demonstração confirma que a arquitetura LEO de última geração da Telesat cumpre a promessa de aplicativos sensíveis à latência e de alta taxa de bits, como na conectividade 5G”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Brightcove finaliza compra da plataforma de vídeo on-line Ooyala

A Brightcove Inc., fornecedora de serviços em nuvem para vídeo, anunciou que…

SSPI Day 2019 acontece dia 6 de junho no Rio

A SSPI (Society of Satellite Professionals International) é uma organização sem fins…

RIC e Foccus usam multiprogramação para videoaulas

Em razão da pandemia do COVID-19, as emissoras de televisão comerciais e…