Em um cenário de mudanças que desafia a TV linear, a SKY Media, parte da maior empresa de TV paga do Reino Unido, buscava soluções para aperfeiçoar recursos e aumentar a receita com anúncios. A solução encontrada foi o GamePlan, uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela Imagine Communications, que transformou a gestão do tempo de propaganda na emissora.
Antes da implementação do GamePlan, a SKY Media enfrentava diversos desafios como a subutilização do catálogo de anúncios. Uma parcela significativa do tempo disponível para anúncios não era utilizada de forma eficaz, resultando em perda de receita potencial.
Também havia a alocação ineficiente de anúncios, sem um alinhamento correto com a audiência, prejudicando o retorno sobre o investimento dos anunciantes, além de uma gestão manual e descentralizada das operações que reduzia a eficiência.
Para superar esses desafios, a SKY Media adotou o GamePlan, uma solução que emprega algoritmos avançados para otimizar a alocação de anúncios. Ela utiliza dados de audiência em tempo real para maximizar a eficácia dos espaços publicitários.
“A TV linear segue importante e é fundamental para a oferta da Sky Media”, disse Martin Leach, Diretor de Operações da Sky Media. “Trabalhamos continuamente para obter o máximo valor com as nossas transmissões e o GamePlan está facilitando isso para nós”.
O uso de análises avançadas permitiu identificar padrões de visualização e ajustar a distribuição de anúncios para melhor atender aos interesses do público. Como resultado, houve um aumento substancial na receita gerada por anúncios devido à melhor utilização do tempo de propaganda, enquanto a capacidade de ajustar rapidamente a alocação de anúncios conforme os dados de audiência resultou em uma experiência de visualização mais relevante para os telespectadores.
O GamePlan ainda aprimorou as operações, automatizando processos e reduzindo a complexidade e o tempo gasto em tarefas manuais, para que a equipe se concentrasse nas estratégias de crescimento.
“Talvez o benefício mais significativo que notamos ― pelo menos da perspectiva da nossa equipe de operações de vendas ― é quanto tempo ele economiza”, disse Leach. “Onde antes, as sextas-feiras eram gastas fazendo uma série de processos para a semana seguinte, agora a equipe pode ordenar quatro ou cinco tarefas diferentes no GamePlan e fazer o seu trabalho em 10 ou 15 minutos.”
Otimização de receita em TV Linear
O GamePlan é uma solução em nuvem que maximiza a receita de anúncios em TV linear por meio da otimização da relação de anúncios. Com o potencial de aumentar a receita em até 20%, segundo a Imagine Communications, essa plataforma se integra facilmente aos sistemas de programação e tráfego existentes, por meio de APIs abertas. Oferece flexibilidade operacional, permitindo a colocação manual de anúncios em espaços premium e a automatização do restante do inventário. A solução ainda conta com opções de serviços gerenciados, onde especialistas da Imagine Communications auxiliam na obtenção dos melhores resultados com o mínimo de recursos.
“As emissoras brasileiras também têm muito a ganhar com a alocação otimizada de anúncios fornecida pelo GamePlan”, afirma Leonel da Luz, Diretor de Vendas para América Latina (Ad Tech) da Imagine Communications. “Assim como a SKY Media, que obteve maior valor de seu tempo de transmissão para maximizar a receita de publicidade na TV linear, as emissoras agora têm uma ferramenta à disposição para aumentar sua competitividade no cenário midiático em evolução.”
Baseado em APIs abertas, o GamePlan se integra à solução de vendas e agendamento de anúncios Landmark Sales, da Imagine, bem como as ferramentas de terceiros. Ele permite que a equipe de operações de vendas modele dinamicamente múltiplos cenários e encontre facilmente a alocação ideal de anúncios. Já a ferramenta AutoPilot modela com um clique múltiplos cenários, para alcançar os melhores resultados.
A Sky Media também utiliza o Best Result Selector (BRS) do otimizador GamePlan, que permite ponderar diferentes KPIs, de acordo com características específicas do negócio, como a conclusão de campanhas ou o valor entregue, gerando uma pontuação fácil de interpretar.