Edvaldo Silva, mestre em Artes e Multimeios pela Unicamp, é autor do livro "Da válvula ao pixel – A revolução do streaming".
Edvaldo Silva, mestre em Artes e Multimeios pela Unicamp, é autor do livro “Da válvula ao pixel – A revolução do streaming”.

“A revolução do streaming mudou o consumo do entretenimento como um todo e eu vou te contar como chegamos até esse cenário no mundo e no Brasil, além do que você precisa levar em consideração para não deixar novas oportunidades passarem.” É o que afirma Edvaldo Silva, mestre em Artes e Multimeios pela Unicamp, na introdução de Da válvula ao pixel – A revolução do streaming. Com 20 anos de experiência no universo das mídias digitais, o escritor é diretor da ZEFR na América Latina, empresa líder global em Brand Suitability e Brand Safety nas principais plataformas de vídeo do planeta como TikTok, YouTube e Facebook.

Com o apoio de Henry Jenkins e Lúcia Santaella, Edvaldo aprofunda o contexto que abriu espaço para revolução do conteúdo audiovisual e, consequentemente, o surgimento de empresas como a Netflix. Da válvula ao pixel ganha ainda mais força e credibilidade com a experiência única do escritor no universo das mídias digitais: ele começou em 1998 na Editora Peixes (empresa parte do Grupo Abril), época em que foi responsável pelo lançamento de todas as revistas da editora no Uol, maior portal de internet da América Latina.

Aposto que você reconhece essas cenas: na hora do almoço, por exemplo, você recebe uma indicação de um amigo sobre uma série nova que entrou na Netflix ou, no seu feed do Instagram, seu ator favorito posta que o novo filme em que ele atua, já está disponível na HBO Max. Sem pensar muito, imediatamente, você abre outra tela em seu celular, acessa os aplicativos e coloca as duas produções na sua lista para assistir mais tarde, ou no final de semana. (Da válvula ao pixel, p. 19)

Um dos exemplos nacionais da ascensão do streaming no Brasil citados por Edvaldo é a transmissão pela TV Oi, do Rio de Janeiro, da série transmídia “Castigo Final” – a produção concorreu na categoria Internacional Digital na edição dos prêmios de 2010 do Emmy. Outro impacto nacional destacado pelo autor é mudança no tipo de contrato da Rede Globo, que passou a seguir o mesmo tipo de contratação da Netflix.

Netflix, Amazon Prime, HBO, Disney+… para os interessados em saber a origem dos streamings mais queridinhos da modernidade e também para estudantes e profissionais da comunicação: Da válvula ao pixel é registro da transformação digital. Ainda no meio literário, Edvaldo também é co-autor de Mídia Programática, primeiro livro sobre o tema no Brasil e colaborador do livro Avanca Cinema 2011, com as principais teses sobre o setor audiovisual.

Edvaldo Silva é mestre em Artes e Multimeios pela UNICAMP, pós-graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA/USP, professor do MBA da Business School São Paulo/Laureate International. Ganhou os prêmios Tela Viva Móvel, em 2009, iBest, em 2005, e foi fundador e Presidente do Comitê de Adtech & Data do Interactive Advertising Bureau (2011-2012). Ocupou cargos de liderança em empresas como FOX TV (hoje Disney), Grupo Abril e atualmente lidera a Zefr na América Latina.

1 comment
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Dados e gráficos em tempo real com simplicidade

O Elections CG tem sido usado nas coberturas eleitorais de Portugal, Espanha…

Blackmagic apresenta monitor de áudio ultraversátil

Capaz de monitorar áudio analógico, AES/EBU e SDI, o Blackmagic Audio Monitor…

25º Congresso Paranaense de Radiodifusão acontece em setembro

Em 2019, a vigésima quinta edição, que terá como tema “A Força…

Projeção 4K imersiva atinge 360 FPS

Um projetor recém-lançado pela Digital Projection promete experiências “imersivas e colaborativas em…