A solução Edge Analytics apresentada hoje (30/1) é a primeira da empresa baseada neste conceito. Ela analisa rostos, gestos, formas e cores de imagens captadas por câmeras conectadas para criar um fluxo automatizado, que não dependa de uma equipe especializada na operação.

 

A cada dia é necessário menos conhecimento técnico para produzir áudio e vídeo, especialmente fora das mídias mainstream. Conferências, escolas, assembleias legislativas e igrejas poderão inclusive prescindir de operadores dedicados, pois tudo estará a cargo de câmeras robotizadas – as famosas PTZs – e soluções de inteligência artificial que decidirão quando fazer um corte ou incluir os créditos do apresentador (GC).

 

Propostas do gênero vem avançando, inclusive no âmbito da edição de imagens. Hoje a Sony deu um passo importante neste sentido, ao anunciar o REA-C1000, que permite aos usuários criarem conteúdos em tempo real, sem a necessidade de treinamento especializado, equipe ou equipamento adicional.

 

Este hardware compacto e leve usa uma tecnologia de análise de vídeo baseada em IA para avaliar as imagens que recebe de câmeras conectadas para extrair automaticamente o objeto em foco e combiná-lo com outras imagens em tempo real através de uma GPU (Unidade Gráfica de Processamento). A solução detecta diversas características das imagens e coloca o REA-C1000 na posição do cérebro que controla qualquer câmera conectada.

 

“O vídeo se tornou uma forma fundamental de comunicação em organizações de educação, governo e corporações em geral e cresceu a demanda por soluções que criem conteúdo de alta qualidade, sem as complicações da filmagem e que ajudem a distribuir as imagens rapidamente”, explica Kenji Izu, gerente de marketing estratégico da Sony Professional. “Queremos fornecer soluções eficazes e econômicas, que permitam criar facilmente vídeos profissionais e envolventes.

 

O REA-C1000 estará disponível nos próximos meses com os seguintes recursos opcionais: Geração de gráficos a partir de textos manuscritos, chroma key, controle automático câmeras PTZ, recorte das áreas em foco e close-up ativado por gesto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Foccus, ERI e GatesAir equipam novo parque técnico da CBN

A Rádio CBN São Paulo modernizou e ampliou o seu parque técnico…

NVIDIA Enterprise conclui aquisição bilionária

O processo, anunciado em 11 de março de 2019, unirá a NVIDIA…

Roland Garros tem transmissão 8K usando rede 5G

A NEC Corporation anunciou o sucesso da transmissão de vídeo 8K ao…

Grupo de Trabalho vai propor regulamentação da TV 3.0

O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Grupo de Trabalho responsável por…