Por mais críticas e questionamentos que façamos, os smartphones são um recurso frequente para gravação de voz por serem práticos e intuitivos. Mesmo quando as imagens são feitas com câmeras profissionais ou DSLRs, não é raro vermos o aparelho fazendo as vezes de gravador portátil. Até microfones com alimentação phantom power podem ser usados com alguma adaptação.

Os fabricantes de microfones já de se deram conta deste movimento e vem lançando interfaces e microfones dedicados a este segmento. Nesta semana a RODE apresentou o seu kit para entrevistas com iPhone, com dois microfones condensadores de lapela e a interface SC6-L. A novidade está compatibilidade com a conexão Lightning (iPhone/iPad/iPod), pois já havia uma versão com o plug TRRS para Android e modelos mais antigos da Apple. Ambas tem entrada para dois microfones e saída para fones de ouvido.

 

Outros fabricantes também estão atentos, como a Sennheiser com o Sennheiser ClipMic e a Shure com o MVL, ambos com apenas uma entrada de microfone. Em todos os casos é possível gravar áudio e vídeo em aplicativos padrão ou exclusivos das marcas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Avid MediaCentral atualiza conceitos de gerenciamento editorial

A história da Avid foi e sempre será ajudar pessoas criativas a…

Azure cria kit de desenvolvimento para o HoloLens 2

De canteiros de obras a pisos de fábricas, de salas de cirurgia…

Grupo de Trabalho vai propor regulamentação da TV 3.0

O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Grupo de Trabalho responsável por…

Blackmagic apresenta monitor de áudio ultraversátil

Capaz de monitorar áudio analógico, AES/EBU e SDI, o Blackmagic Audio Monitor…