Leonir Zenaro, head de cibersegurança da Belago Technologies
Leonir Zenaro, head de cibersegurança da Belago Technologies

A pirataria ainda é uma ameaça real para as empresas no país, e os impactos vão muito além das perdas financeiras imediatas. O roubo de propriedade intelectual e a distribuição ilegal de produtos prejudicam a inovação, a reputação das empresas e, em última instância, a economia nacional, com queda na arrecadação nos estados, e na distribuição de recursos no mercado interno.

Equipamentos eletrônicos estão entre os itens mais pirateados, tanto no Brasil quanto no mundo. Isso inclui a indústria de jogos para PC, a distribuição ilegal de filmes, a pirataria de TV, que abrange desde mídias tradicionais, como DVDs, até aparelhos modernos que transmitem o sinal de uma operadora, além de outros dispositivos, como máquinas fotográficas. Somente em 2022, o Brasil registrou uma perda de R$345 bilhões devido à pirataria, de acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação.

De acordo com Leonir Zenaro, head  de cibersegurança da Belago Technologies, integradora de tecnologias que fornece soluções completas para negócios de organizações e empresas, todo o trabalho preventivo começa com o monitoramento de marcas para rastrear o uso indevido de sua marca, logotipo e produtos na web e ajudam a identificar prontamente atividades suspeitas. 

“A partir deste trabalho, são coletadas as evidências que servirão como base de outras decisões, podendo até servirem como material para a produção de uma ata notarial, que posteriormente poderá fazer parte de um processo jurídico, por exemplo”, destaca Leonir.

 

Dicas para empresas no combate à pirataria

Com o avanço da pirataria em diversos setores da sociedade e podendo ser fator crucial para a continuidade do negócio de empresas, o  coordenador de cibersegurança da Belago, Rafael Julio dos Santos destaca quais boas práticas podem ajudar a manter as marcas protegidas da pirataria:

 

  • Campanhas de conscientização do consumidor

Tanto o setor público quanto o privado podem investir em campanhas que conscientizem sobre os malefícios de se consumir produtos pirateados, como a perda de qualidade e garantia ou, até mesmo, riscos de penalidades.

  • Ações governamentais de combate à pirataria

O incentivo a ações governamentais de combate à pirataria pode surtir grandes efeitos, já que impactam a vida de todos os cidadãos. Ações que englobam o primeiro setor ganham visibilidade e contribuem com a criação de novos hábitos na população.

  • Combinações de medidas administrativas

Medidas como novas regras de fiscalização na alfândega, por exemplo, podem ser produtivas na busca por produtos pirateados.

  • Monitoramento da marca

A utilização de ferramentas de busca para rastrear o uso indevido de sua marca, logotipo e produtos na web, ajudam a identificar prontamente atividades suspeitas e é crucial para agir a tempo.

  • Registro de ativos intelectuais

Registrar suas marcas, patentes e direitos autorais fortalece sua posição legal para tomar medidas necessárias. Além disso, considere a utilização de tecnologias de proteção de conteúdo, como DRM (Digital Rights Management), para proteger seu conteúdo online. Esta solução ajuda a garantir os direitos autorais dos desenvolvedores sobre ativos virtuais, dificultando a disseminação de réplicas e cópias ilegais.

 

Boas práticas podem auxiliar na diminuição de perdas

O coordenador de cibersegurança explica ainda que a pirataria pode trazer grandes prejuízos para as marcas, como perda de vendas e diminuição da confiança na marca, podendo causar problemas legais com empresas que utilizam produtos pirateados.

“Embora a implementação de boas práticas de prevenção de pirataria seja fundamental, às vezes, não é o suficiente para lidar com ameaças sofisticadas. É aí que os serviços especializados em cibersegurança entram em cena”, comenta Rafael.

Adotar boas práticas e investir na proteção de seus ativos digitais é essencial para proteger empresas, manter a confiança dos clientes e parceiros de negócios. Diante deste cenário, a importância de especialistas em cibersegurança torna-se cada vez mais vital para a prosperidade dos negócios, não somente no combate à pirataria, mas como também nos diversos outros campos onde estes profissionais atuam.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

SES obtém financiamento de 300 milhões de euros

O Banco Europeu de Investimento (BEI), instituição de financiamento da União Europeia,…

United And City Dispute The Blame for Manchester Derby Tunnel Bust

Struggling to sell one multi-million dollar home currently on the market won’t…

TV Paga perde 521,77 mil assinantes em 12 meses

Números de novembro de 2018 divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)…

Creative Approach to the Most Trivial Things in Life You should Never Ignore this Except Perfection

Struggling to sell one multi-million dollar home currently on the market won’t…