Canais temporários, também conhecidos como “pop-up”, apresentam uma situação única para as emissoras: como evitar gastos de capital em algo temporário, que pode nunca mais ser necessário ou ficar inativo por um período significativo?
A escolha entre uma solução totalmente local, totalmente na nuvem ou híbrida deve sempre se basear no que é melhor para o seu orçamento, operações e fluxo de trabalho. A nuvem híbrida – combinação de uso local e na nuvem – pode resolver a implantação rápida desses canais temporários.
Considerando os vastos investimentos feitos por muitas empresas líderes em recursos de nuvem, a indústria de broadcast dispõe de uma ampla gama de opções. A Aveco é uma das companhias que pratica o estado da arte em soluções híbridas, tanto permanentes quanto temporárias, encontrando o equilíbrio entre inovações de nuvem líderes do setor e utilizando o melhor da tecnologia local. A sua solução de automação MCR, ASTRA MCR, é um ótimo exemplo.
Analisando todas as opções e custos, migrar para uma solução de nuvem híbrida para toda a automação do controle mestre pode prepará-lo para a necessidade de criar um canal rapidamente. Isso porque esses canais funcionarão da mesma forma que seus canais permanentes. Para o operador MCR, não há diferença – uma vez configurado o canal, a operação é fluida. Vale ressaltar que o mesmo se aplica ao uso da nuvem para recuperação de desastres.
A plataforma de automação ASTRA MCR foi projetada para playout local, na nuvem e em operações híbridas. A plataforma na nuvem utiliza o Harmonic VOS, projetada para originação e distribuição de transmissão ao vivo.
A solução híbrida do ASTRA MCR oferece solução local e nuvem a partir de uma única interface de usuário. Os operadores pode usar uma interface de usuário projetada para esse estilo de operação – sem necessidade de alternar entre telas de controle de canal local e na nuvem.
Do ponto de vista do custo, a solução híbrida combina CapEx (investimento) e OpEx (despesas operacionais) no mesmo sistema, proporcionando mais flexibilidade financeira para canais temporários (assim como permanentes). A nuvem híbrida é uma maneira de executar uma operação de transmissão em larga escala que também precisa colocar canais temporários no ar ocasionalmente, seja na TV tradicional ou como canais OTT.