Durante a NeurIPS Expo (Neural Information Processing Systems), a NVIDIA anunciou a GPU para desktop mais poderosa da história. A TITAN RTX foi criada para atender pesquisas com inteligência artificial, análises de dados em larga escala e criação audiovisual, incluindo edição em 8K.
No evento sobre redes neurais realizado esta semana em Vancouver, Canadá, a NVIDIA destacou que em aplicações com deep learning, a TITAN RTX alcança incríveis 130 teraflops (operações de ponto flutuante por segundo). Outros números igualmente impressionantes são a memória GDDR6 de 24 GB e a largura de banda de 672 GB/s proporcionadas por 4.608 núcleos CUDA de computação paralela.
Esta capacidade, aliada ao algoritmo para rederização de imagens tridimensionais com o método de Ray Tracing em tempo real, proporciona recursos suficientes para edição de vídeo 8K em tempo real.
Para os mais recentes headsets de realidade virtual, a TITAN RTX ainda dispõe da porta de comunicação VirtualLink para centralizar o processamento e a conectividade.
A novidade já está disponível nos Estados Unidos por US$ 2499.