Mostra Tiradentes celebra 25 anos
Mostra Tiradentes celebra 25 anos

Os 25 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes serão também celebrados na cidade de Tiradentes com programação especial para todas as idades. O cenário escolhido é o Largo das Forras – a praça principal, que receberá entre os dias 27 de abril e 1o de maio, de quarta a domingo, várias atrações gratuitas, como o cinema ao ar livre – o Cine Copasa na Praça –, a Praça da Turma do Pipoca, a Praça de Convivência e a Rádio CBMM.

“Queremos celebrar, com a cidade que sempre nos acolheu, os 25 anos da Mostra de Tiradentes com a oferta de uma programação popular que vai agradar a todas as idades, gerar integração com as escolas, proporcionar diversão e entretenimento e festejar o cinema brasileiro em conexão com as outras artes em cenário cinematográfico, além de reunir os parceiros e patrocinadores para agradecer a soma de esforços na viabilização do evento”, destaca Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes. 

A abertura oficial acontece no dia 27, com o Cine Copasa na Praça, às 20h, com as participações especiais dos artistas Josy.Anne, Marcelo Dai e Marcelo Veronez em performance audiovisual dirigida por Chico de Paula, e trilha sonora de Barulhista.

A programação é intensa e gratuita, e inclui ainda Sessões de Cinema, Mostrinha, Exposição, Rodas de Conversa, Teatro de Rua, Cortejo da Arte, Brincadeiras com presença dos personagens da Turma do Pipoca, Show de Mágica, Intervenções Artísticas e Circenses, Performance, Lançamento de Livro, Oficinas, Videoarte e Ações Interativas da Rádio CBMM.

Cinema para toda a família

É com esse propósito que a programação presencial da 25ª. Mostra Tiradentes reúne e exibe 17 filmes brasileiros – 5 longas e 12 curtas-metragens divididos em 8 sessões – sempre na Praça. Dentre elas, duas sessões serão direcionadas ao público infanto-juvenil – a Mostrinha, que contará com a presença dos personagens da Turma do Pipoca.

A curadoria desenhou uma programação para agradar ao público em geral. Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras, um gênero com forte apelo popular e pouco representado em eventos audiovisuais nacionais. “O recorte do gênero comédia traz uma produção nem sempre contemplada nos festivais brasileiros. Esses filmes, geralmente, nem sequer passam à porta dos grandes festivais, incluindo aí àqueles abertos à produção mais robustamente comercial”, observa Francis Vogner dos Santos, curador de longas-metragens.

Na visão do curador, porém, a comédia é um gênero campeão de bilheterias, muito visto pelo grande público e, pouco, por gente de cinema. “Não é raro ouvirmos alguém dizer ‘as comédias’ como se fossem todas iguais, como se fossem laranjas idênticas no mesmo balaio. Não são, e precisam ser vistas nas diferenças, como também é preciso reconhecer os padrões e as suas estratégias”, acrescenta o curador.

Mostra Tiradentes celebra 25 anos

Veja a programação completa da Mostra de Tiradentes em mostratiradentes.com.br

1 comment
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like

Senai tem curso gratuito para eletricista da indústria audiovisual

Curso prepara trabalhadores para a Indústria Audiovisual, permitindo projetar instalações de iluminação,…

Direção de Fotografia com Affonso Beato

O diretor de fotografia Affonso Beato conduzirá um novo curso de Direção…

SET EXPO: Feira traz os mais modernos equipamentos de tecnologia audiovisual

Imagine poder conferir de perto os últimos lançamentos em produtos e serviços…

Hitachi Kokusai Linear apresenta câmeras e transmissores compactos na NAB SHOW

A Hitachi Kokusai Linear apresentou na NAB SHOW transmissores compactos da linha…