NAB SHOW 2024

Alertas via Rádio podem reduzir impactos de tragédias naturais

Alertas via Rádio podem reduzir impactos de tragédias naturais

Um grupo formado pela Digital Alert Systems, Telos Alliance e Nautel anunciou uma colaboração para modernizar o sistema de alerta de emergência (EAS) usado pelas rádios dos Estados Unidos. A novidade, chamada EAS At The Edge, foi apresentada na NAB Show 2024, em Las Vegas.

O sistema EAS tradicional, implementado desde os anos 90, depende de vários equipamentos ligados em cascata, muitas vezes um por transmissor, mesmo em localidades onde há emissoras combinadas na mesma torre. O EAS At The Edge substitui essa abordagem por uma solução inteligente “um para muitos”, colocando o hardware crítico em pontos estratégicos da cadeia de transmissão.

Utilizando distribuição de conteúdo baseada em IP para controlar e inserir mensagens de emergência via protocolo Livewire AoIP, o EAS At The Edge permite segmentação geográfica para roteamento preciso dos alertas. Com isso, uma única entrada pode alimentar várias streams, gerando economia de custo.

 

Como funciona?

O conceito é simples: sinais de EAS são decodificados e filtrados no ponto mais próximo de recepção. As mensagens são então encapsuladas em formato IP contendo áudio, controle e metadados do alerta, usando o protocolo EAS-Net da Digital Alert Systems. Esse pacote de informações é enviado diretamente pela rede IP da estação para o dispositivo final na cadeia de transmissão. Com esse modelo, as emissoras podem segmentar geograficamente os alertas EAS para garantir que cheguem ao público correto.

Além da eficiência e facilidade de manutenção, esse sistema “um para muitos” preserva funções críticas de segurança pública. A flexibilidade do IP garante que o EAS At The Edge cumpra as regulamentações atuais e possa se adaptar às futuras regras da FCC (Comissão Federal de Comunicações dos EUA).

Dois exemplos do EAS At The Edge foram exibidos na NAB Show 2024. No estande W3920, a Digital Alert Systems mostrou a plataforma de mensagens de emergência DASDEC conectada a um processador de áudio Omnia.9, normalmente o último dispositivo antes do transmissor. Durante um alerta, a entrada AoIP do Omnia.9 é redirecionada, parâmetros de processamento são automaticamente alterados e dados EAS são enviados ao gerador RDS do Omnia.9. Quando o alerta termina, a programação volta ao normal de forma limpa e instantânea.

No estande da Nautel (W3042), um DASDEC foi ligado diretamente a um transmissor Nautel GV2 e cadeia de transmissão virtual, injetando alertas EAS diretamente no transmissor e em seu processador de áudio Omnia For Nautel interno. Quando uma mensagem EAS é recebida, o processador embarcado da Nautel transmite instantaneamente alertas críticos nos canais FM e HD. Adicionalmente, a Nautel demonstrará uma apresentação gráfica inteligente com imagens VIDS (Visually Integrated Display Symbology) apoiadas pela NextGen Video Information Systems Alliance (nvisa.org), onde a apresentação no rádio se adapta ao tipo de alerta transmitido.

“A Omnia e a Nautel colaboram há anos, e ambas as empresas reconhecem que as cadeias de transmissão virtuais são o futuro”, disse Geoff Steadman, gerente de produto da Telos Alliance. “A integração EAS tem sido um ponto crítico devido às limitações das abordagens legadas, mas com o profundo conhecimento da Digital Alert Systems sobre fluxo de trabalho e regulamentações, e sua adoção do padrão Livewire+/AES67, o EAS finalmente entra no ecossistema de IP do rádio.”

 

“O que estamos mostrando na NAB é nossa primeira integração, mas já vemos mais maneiras de evoluir isso, pois se assemelha a muitas coisas que temos feito no espaço de vídeo”, disse Bill Robertson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Digital Alert Systems. “Fiquem ligados, estamos apenas começando!”

 

Phillip Schmid, CTO da Nautel, disse: “Estamos trabalhando para resolver esse problema de ‘última milha’ em vários comitês e iniciativas há um bom tempo. Trabalhar com a Telos Alliance e a Digital Alert Systems coloca as peças do quebra-cabeça juntas, permitindo-nos impulsionar este importante trabalho para o benefício do nosso setor.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Fale com a VID VOX