A SHOWCASE apresentou no IBC SHOW 2024 um portfólio completo de soluções para impulsionar a TV 3.0 e o alcance da acessibilidade audiovisual. O evento também foi uma oportunidade para ampliar a presença internacional da companhia, estabelecer novas parcerias e atender clientes presentes ao evento.
O IBC 2024 foi realizado de 13 a 16 de setembro em Amsterdã, recebendo mais de 45 mil profissionais de mais de 170 países, para destacar as inovações que estão transformando a produção, distribuição e monetização de mídia. “A participação da SHOWCASE no IBC ocorre em um momento crucial para a indústria, onde a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e a computação em nuvem crescem rapidamente. Essas inovações são centrais para as soluções da empresa, que atendem emissoras de TV, serviços de streaming e empresas de comunicação”, explica Marco Antônio Melo, CEO da SHOWCASE. “O IBC é uma plataforma de lançamento para as nossas soluções, seja para a operação de head-ends, playout em nuvem, gestão dos ativos de mídia e acessibilidade nos mais diversos ambientes ou ainda para medição de audiência e inserção dinâmica de anúncios (DAI) em canais de TV aberta.”
Os destaques da SHOWCASE no IBC 2024 incluíram o Implementador de Funções e Remultiplexador Inteligente IFN 150, evolução do aclamado IFN 100. Em apenas uma unidade de rack, o módulo passou a oferecer Encoder HD/1Seg com entrada SDI; Criptografia BISS, para inibir a pirataria em transmissões por satélite; Compatibilidade com o protocolo SCTE-35; e OAD (On Air Download), para atualização de firmwares.
Estas novas funcionalidades do IFN 150 complementam os seus recursos para multiplexar/remultiplexar ISDB-T, com suporte para as tabelas e parâmetros definidos pelo padrão, Guia Eletrônico de Programação (EPG), Classificação Indicativa, Acessibilidade (Legendas Ocultas e Audiodescrição), Interatividade (Ginga), Multiprogramação, Áudio Imersivo e Alerta de Emergência (EWBS). O IFN 150 também embarca os inovadores aplicativos AUDIENCE, para medição de audiência em Smart TVs/CTVs, e SHOWMERCHAM, com capacidade para inserção dinâmica de anúncios.
“Para a SHOWCASE, o impacto de participar de um evento de tão alto nível é claro. Com seu foco em tecnologias impulsionadas por IA e soluções baseadas em nuvem, a empresa está preparada para continuar sua expansão em novos mercados, ao mesmo tempo em que reforça sua liderança no Brasil”, destaca Marco Antônio Melo. “Nossa presença no IBC fortalece o reconhecimento da marca e abre portas para novas oportunidades de negócios, consolidando seu papel como um player-chave no cenário de mídia e entretenimento”.
O IBC 2024 ainda abriu espaço para o Comutador Digital de Programação SPLICER, essencial para automatizar a distribuição de sinais em redes de TV. Com conexões para sinais de Satélite/IP/SDI/ASI/HDMI e playout remoto, o SPLICER permite a criação de playlists automatizadas e a inserção dinâmica de anúncios em qualquer ponto da rede, otimizando a programação e reduzindo os custos operacionais.
No âmbito da acessibilidade, a grande novidade foi o SHOWCASE TRIO, aplicativo que integra Audiodescrição, LIBRAS, Closed Caption e tradução simultânea, tornando a televisão mais acessível para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Por meio de smartphones, os usuários podem personalizar a experiência televisiva de acordo com suas necessidades, garantindo uma maior inclusão e autonomia.