A Adobe anuncia a aposta da solução Substance 3D Collection para pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil, especialmente agências de comunicação. A coleção é formada por um conjunto de aplicativos para a criação de conteúdo 3D como fotografia virtual e realista. A estratégia visa apoiar o crescimento do segmento com um marketing mais ágil, especialmente na produção de artes criativas e relevantes para os consumidores.
De acordo com o Sales Enablement Trainer da Adobe, Alex Affonso, já há avanço do universo 3D entre as grandes empresas, contudo, as PMEs, por terem um orçamento infinitamente mais baixo, precisam cada vez mais de tecnologias robustas, porém acessíveis, que as permitam trabalhar em paridade de qualidade com o mercado, até mesmo no fornecimento de serviço às organizações maiores.
“Além da qualidade de alto padrão, a criação de conteúdo 3D proporciona às equipes criativas a trabalharem de forma muito mais rápida quando pensamos nos meios tradicionais de criação 3D e apresentação de produtos tridimensionais no ambiente virtual”, explica.
Como exemplo de produção ágil, o executivo conceitua a tendência crescente da fotografia virtual, em que estúdios fotográficos, produtoras e agências de publicidade e marketing podem produzir infinitas variações de uma mesma peça sem a necessidade de contratação de espaços, equipamentos e profissionais. A fotografia realista ainda acelera a criação de conteúdo, economizando tempo com ensaios fotográficos e otimizando as possibilidades de ajustes e refações pós-produção.
Família Substance 3D
Affonso destaca que a Adobe Substance 3D Collection conta com quatro soluções integradas: 3D Stager, 3D Painter, 3D Sampler e 3D Designer. “Exemplificando, a fotografia virtual permite a criação de uma imagem fotográfica por meio do Substance 3D Stager, integrando-o com o Substance 3D Sampler e Substance 3D Painter, quando necessário, para criação de texturas, materiais e iluminação de forma realista, com a possibilidade de criação de infinitas variações”.
O Substance 3D é líder do mercado para texturização e já está sendo muito utilizado no segmento de jogos e filmes. Porém, outras indústrias podem obter muitas vantagens com o conteúdo 3D como, por exemplo, moda, automotivo e varejo, para se tornarem ainda mais competitivas.
PMEs são early adopters
De acordo com a Channel Account Manager da Adobe, Karollyne Souza, as pequenas e médias empresas também representam um mercado promissor por estarem mais abertas a testarem novas tecnologias, assim como estão atentas às transformações tecnológicas para otimizarem processos e serviços.
“A Adobe sempre lança campanhas de subsídios para apoiar os pequenos negócios e essa política mundial não mudará. Somos parceiros de tecnologia, portanto, sempre buscamos entender e respeitar os desafios que as empresas enfrentam para se estabilizarem no cenário complexo que vivenciamos”, esclarece. “É justamente com esse apoio tecnológico com produtos de ponta sempre atualizados que a Adobe apoia os negócios das PMEs”.