O Banco Europeu de Investimento (BEI), instituição de financiamento da União Europeia, e a provedora de serviços de satélite SES anunciaram detalhes do contrato de financiamento de € 300 milhões. O empréstimo de sete anos apoiará investimentos relacionados ao projeto, aquisição e lançamento de três satélites, que fornecerão serviços de transmissão e banda larga na Europa Ocidental, África e Oriente Médio. O empréstimo é o maior já concedido pelo BEI a uma empresa de Luxemburgo.
O projeto apoiado por financiamento do BEI inclui a aquisição de três satélites da Thales Alenia Space para fornecer transmissão de vídeo, bem como serviços de rede. Eles irão operar a partir da posição orbital 19,2 graus Leste (ASTRA 1P, ASTRA 1Q) e 57 graus Leste (SES-26). Dois dos três satélites são de uma geração mais recente, totalmente definidos por software, premitindo a reconfiguração do serviço e o ajuste instantâneo em órbita conforme as demandas dos clientes. Os três satélites, quando lançados em 2024, serão operados a partir da sede da SES em Luxemburgo.
O vice-presidente do BEI, Kris Peeters, disse: “A tecnologia espacial, os dados e os serviços tornaram-se indispensáveis. Estou muito entusiasmado com este acordo com a SES, que apoia diretamente a política espacial da UE. É um grande passo para o lançamento bem-sucedido de uma nova geração de satélites, capaz de fornecer serviços de transmissão e banda larga para os setores público e privado. O espaço é um dos principais impulsionadores da inovação e estamos ansiosos para apoiar o empreendedorismo espacial. O tamanho do empréstimo, o maior já concedido pelo BEI a uma empresa luxemburguesa, também demonstra a importância estratégica do setor espacial para o BEI e a União Europeia.”
Sandeep Jalan, diretor financeiro da SES, compeltou: “Estamos muito felizes por ter garantido este empréstimo a prazo do Banco Europeu de Investimento. Isso diversifica as fontes de financiamento da SES em termos financeiros atraentes. O acordo nos permite cumprir nosso compromisso de transmitir conteúdo de alta qualidade em 118 milhões de domicílios com TV na França, Alemanha e Europa Ocidental. Esses satélites também são capazes de suportar os planos mais ambiciosos, permitindo que entrem na nova era dos serviços de conectividade em rede”.
A transação segue o compromisso da UE e do BEI de fortalecer o seu apoio às empresas espaciais europeias, de acordo com as metas da Sociedade Gigabit da Comissão Europeia, para que todos os lares de Europa tenham acesso a pelo menos 100 Mbps de conectividade à Internet até 2025.