
A Dalet anunciou no IBC2025 o lançamento de Agentic Artificial Intelligence (AI), um novo modelo de interface inteligente que unifica seu portfólio de soluções em um único ponto de acesso baseado em linguagem natural.
A camada de inteligência, chamada Dalia, está integrada às plataformas Dalet Flex, Dalet Pyramid, Dalet InStream, Dalet Brio e Dalet Amberfin. O sistema atua como um conjunto de agentes especializados em mídia, capazes de executar tarefas em ingest, produção, gestão de direitos, distribuição e arquivamento.
Segundo a empresa, a proposta é permitir que usuários realizem operações complexas — como localizar ativos, criar coleções de títulos baseadas em direitos, iniciar fluxos de revisão ou agendar ingest ao vivo — por meio de comandos conversacionais.
O diferencial em relação a chatbots genéricos está no treinamento da ferramenta, baseado nos mecanismos de orquestração e processamento de mídia da própria Dalet, sem uso de dados dos clientes. Com isso, o controle do conteúdo permanece restrito ao ambiente da plataforma.
O desenvolvimento da Agentic AI foi conduzido por uma equipe multidisciplinar interna, liderada por Erwan Kerfourn, com Matteo De Martinis e Aaron Kroger, sob a direção de Stephen Garland, Chief Product and Technology Officer da Dalet. O grupo foi estruturado em formato de “startup dentro da empresa”, com autonomia para acelerar testes e implementação sem impactar as operações diárias.
A iniciativa utiliza a arquitetura aberta baseada em API da Dalet, o que permite à nova camada de inteligência operar acima de todas as aplicações existentes, funcionando como uma interface unificada para o ecossistema da companhia.
Com o lançamento, a Dalet busca ampliar a integração de seus fluxos de trabalho e oferecer novas possibilidades de automação para operações de mídia em diferentes segmentos.