A Apple, durante a WWDC 2024, revelou detalhes sobre uma câmera ainda em desenvolvimento, a Blackmagic URSA Cine Immersive. A câmera é parte de uma colaboração entre a Apple e a Blackmagic Design para criar um fluxo de trabalho completo para produção de vídeo imersivo cinematográfico no Apple Vision Pro.
Esse fluxo de trabalho engloba a captura com a Blackmagic URSA Cine Immersive e a edição com o DaVinci Resolve, fornecendo aos cineastas uma solução completa para filmar, editar e entregar conteúdo em Apple Immersive Video, apontado como o futuro do entretenimento.
A Blackmagic URSA Cine Immersive é baseada na plataforma Blackmagic URSA Cine existente, mas conta com um sistema de lentes fixas personalizadas e um sensor com resolução de 8160 x 7200 por olho, sincronização de pixel e impressionantes 16 stops de faixa dinâmica. A câmera filma em estereoscópico a 90 fps e salva as gravações no novo formato Blackmagic RAW Immersive, uma versão aprimorada do Blackmagic RAW específica para facilitar o trabalho com vídeo imersivo na pós-produção.
O sistema de lentes fixas foi projetado especificamente para o sensor de grande formato da Blackmagic URSA Cine e conta com dados posicionais extremamente precisos calibrados durante a fabricação. Além disso, os dados da lente imersiva são mapeados, calibrados e armazenados por olho dentro do próprio arquivo Blackmagic RAW Immersive. Isso elimina a necessidade de vários arquivos para capturar uma cena imersiva.
Já o DaVinci Resolve recebe atualizações que o transformam no primeiro editor de vídeo imersivo do mundo. Entre as novidades, está um novo visualizador de vídeo imersivo que permite aos editores panoramizar, inclinar e girar clipes para visualização em monitores 2D. Mas o destaque fica para a possibilidade de ajustar e monitorar clipes diretamente no Apple Vision Pro, proporcionando uma experiência de edição imersiva completa.
Transições renderizadas pelo Vision Pro poderão ser ignoradas usando metadados XML, gerando arquivos masters limpos para os editores, onde as transições são renderizadas posteriormente no Vision Pro. Predefinições de exportação permitirão a criação de pacotes que podem ser visualizados diretamente no Apple Vision Pro.
A Blackmagic Design e a Apple seguem trabalhando na finalização da Blackmagic URSA Cine Immersive e da nova versão do DaVinci Resolve, ambos com previsão de lançamento para o final deste ano.
Blackmagic URSA Cine Immersive
- Sistema de lente dupla personalizada para gravar Apple Immersive Video para Apple Vision Pro.
- Captura de imagem imersiva 3D estereoscópica 8K.
- Resolução de 8160 x 7200 por olho com sincronização de pixel.
- Enorme alcance dinâmico de 16 stops.
- Corpo de câmera leve e robusto com conexões padrão da indústria.
- Color Science de quinta geração com nova curva de filme.
- Captura dupla a 90 fps em um único arquivo Blackmagic RAW.
- Inclui Blackmagic Media Module 8TB de alto desempenho para gravação.
- Wi-Fi de alta velocidade, 10G Ethernet ou dados móveis para conexões de rede.
- Blackmagic URSA Cine EVF (opcional).
- Inclui DaVinci Resolve Studio para pós-produção.
Recursos Imersivos do DaVinci Resolve
- Suporte para monitoramento no Apple Vision Pro diretamente da linha de tempo do DaVinci Resolve.
- Capacidade de editar vídeo Blackmagic RAW Immersive filmado com Blackmagic URSA Cine Immersive.
- Visualizador de vídeo imersivo para panorâmica, inclinação e rotação.
- Reconhecimento automático de Apple Immersive Video (olho esquerdo e direito) para conteúdo imersivo estéreo de arquivo duplo.
- Opção de ignorar transições renderizadas pelo Apple Vision Pro.
- Exportar e entregar arquivos nativos para visualização no Apple Vision Pro.
Disponibilidade e Preço
A Blackmagic URSA Cine Immersive e a atualização para o DaVinci Resolve estarão disponíveis no final deste ano. O preço ainda não foi divulgado.