A Avicom Engenharia participará da SET Expo 2024 com soluções completas para a implantação da TV 3.0, que serão apresentadas em conjunto com as parceiras MediaKind, Avateq, Elecard e Enensys.
“Os projetos desenvolvidos pela Avicom são reconhecidos por otimizarem fluxos de trabalho, reduzirem custos operacionais e criarem novos modelos de monetização”, destaca Jaime Ferreira, Diretor Geral da companhia. “O Congresso SET Expo será uma excelente oportunidade para conhecer de perto o suporte que estamos dando aos nossos clientes na migração para a TV 3.0 e na busca diária por eficiência”.
Entre os casos de sucesso da AVICOM no evento estarão soluções baseadas em IP/SRT (Secure Reliable Transport) para fluxos de contribuição e distribuição com alta qualidade e baixa latência. São soluções que já atendem players como a Record TV e as afiliadas da Rede Globo, EPTV, TV Centro América e TV Verdes Mares.
“Também apresentaremos na SET Expo 2024 o projeto do novo head-end de DTH da Nossa TV, que utiliza a plataforma Aquila da MediaKind, e a solução de splicing implantada na CNN Brasil para regionalizar comercialização na TV por assinatura”, adianta Jaime Ferreira. “Outro foco estará nas soluções para DAI, FAST e SPLICING, visando aumentar a rentabilidade dos conteúdos, bem como em sistemas de monitoramento que garantam a qualidade dos serviços e a experiência do usuário”.
A MediaKind participará do Congresso SET EXPO 2024na sessão “IA na Monetização do Streaming: Hype ou Realidade?” (20/08), quando Manuel Martinez Serruys, Diretor de Vendas Engenharia LATAM, fará a apresentação “Desbloqueando a monetização de conteúdo com os fluxos de trabalho de IA do MediaKind MK.IO”.
Já a sessão “Conectividade e Infraestrutura pensando na TV 3.0″ (20/08), receberá Laurent ROUL, Vice-Presidente de Marketing da ENENSYS, com a apresentação “Arquitetura centralizada versus distribuída para serviço de TV regional no ambiente TV 3.0”, sobre como otimizar os custos da rede de distribuição e realizar uma implantação eficiente. A ENENSYS também marcará presença na sessão “TV 3.0 — Qual o novo Conceito de Infraestrutura que irá viabilizar a Implantação da TV do Futuro?” (19/08), com Bruno Tariant, SVP Americas da empresa.
Destaques da AVICOM na SET Expo 2024:
Contribuição e distribuição
Os gateways RX1 e CE1 da MediaKind são dispositivos de borda projetados para fluxos de contribuição e distribuição de mídia UHD HEVC. Ambos podem ser configurados como encoder, decoder, transcoder e multiplexador, além suportarem protocolos IP, SRT, RIST e Zixi, em conexões de até 1 Gbps. Eles já são usados na Record TV e TV Centro América, entre outras, conectados a redes internet pública com baixíssima latência.
Gestão da TV 3.0
A Enensys oferece uma solução completa para redes de transmissão da para a TV 3.0. Abrangendo todo o ecossistema, ela permite a criar uma rede, incluindo gestão de SFN, geração, distribuição e sinalização de conteúdo, suporte a recursos como VOD, aplicativos interativos, alertas de emergência, TV endereçável e monitoramento para garantia de qualidade. O sistema ainda inclui modulador de vídeo e chaveador IP para redundância automática 1+1.
RF e controle de qualidade
Os analisadores de RF da Avateq são fundamentais na implantação da TV 3.0. Eles são compatíveis com os padrões de TV digital ISDB-Tb e ATSC 3.0, e têm capacidade para registrar sinais, emitir alarmes e gerar relatórios. O conjunto de medições críticas inclui MER e SNR, espectro de frequência, distorção, desvio de frequência, detecção e visualização de interferência, permitindo às emissoras garantir uma transmissão de sinal confiável e de alta qualidade.
Monitoramento de QoS e QoE
A solução Elecard BORO é uma plataforma para monitoramento e análise contínuos de serviços de IPTV, OTT e VOD. São avaliados fluxos UDP, RTP, HTTP, HLS, DASH, SRT e RTMP, permitindo aos usuários garantir a disponibilidade dos serviços, localizar problemas na rede, monitorar sinais de head-end e verificar a conformidade com os requisitos técnicos. O BORO está disponível como um serviço baseado em nuvem ou como uma solução autônoma local, oferecendo flexibilidade para atender a diferentes requisitos de projeto.
Já o Elecard CodecWorks é uma plataforma de software para codificação e transcodificação em tempo real de vídeo nos formatos HEVC, H.264/AVC e MPEG-2. Ele pode gerar fluxos HLS, DASH, SRT, RTMP, RIST e NDI, para emissoras e provedores de OTT preparem de maneira eficiente o conteúdo para entrega em várias plataformas e dispositivos.