A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) acompanha, com preocupação, as campanhas de boicote promovidas pelo movimento Sleeping Giants Brasil contra determinados veículos de comunicação.
Segundo o comunicado divulgado pela entidade hoje (17/2), o Sleeping Giants Brasil, por meio de suas redes sociais, marca os perfis de empresas para que deixem de anunciar em determinadas emissoras de radiodifusão, sob pena de serem constrangidos e expostos junto à sociedade até o atendimento de sua demanda.
“Trata-se de inequívoca ação de intimidação que tem por finalidade o enfraquecimento econômico de veículos de comunicação, com graves repercussões e prejuízos a diversos profissionais de imprensa que exercem legitimamente a sua atividade profissional. A ABERT compreende que tais ações intimidatórias não representam o caminho adequado para o aprimoramento de nossa sociedade, da liberdade de expressão e de imprensa, e do Estado Democrático de Direito.”
Sleeping Giants Brasil X Jovem Pan
Em postagem publicada também nesta sexta-feira no Twitter, o Sleeping Giants Brasil declarou ter feito mais de 50 empresas retirarem os seus anúncios da Jovem Pan, citando reportagem publicada pela Folha de S. Paulo. Entre as empresas que encerram as suas ações comerciais estão a Toyota Brasil e a Caoa Chery.
Em janeiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento ao recurso da Jovem Pan que pedia a retirada da campanha #DesmonetizaJovemPan das redes sociais. O conglomerado de comunicação ainda pede um inquérito por crime de difamação contra o Sleeping Giants Brasil.
Além da Jovem Pan, outras 45 empresas, canais de YouTube e sites já foram atingidos pelas campanhas de desmonetização do movimento. Mais de 1050 anunciantes aderiram à causa, que segundo próprio portal do Sleeping Giants Brasil, segue o seguinte roteiro:
A história e os detalhes dessa história estão no especial “‘Davi x Golias’: a campanha do Sleeping Giants Brasil contra a Jovem Pan“, produzido pelo TAB UOL.