“No documentário e no jornalismo, você precisa conseguir filmar com o clique de um botão, porque não sabe onde a ação vai acontecer”, diz Nina Stevens, que filmou para grandes emissoras, como BBC, Discovery Channel e Sky. Para Charles Rare, um diretor de fotografia e colorista, uma câmera é uma ferramenta para contar histórias. “Estou sempre procurando novas maneiras de redefinir a criatividade”, diz ele.
Ambos cineastas autodidatas que aprenderam trabalhando, Nina e Charles experimentaram a filmadora XF605 da Canon no seu lançamento. É uma das menores câmeras 4K e tem um grande sensor CMOS tipo 1.0, processador DIGIC DV7, lente com zoom de 15x e Dual Pixel CMOS AF com EOS iTR AF X, além da tecnologia de aprendizagem profunda que rastreia a cabeça de uma pessoa, mesmo quando ela está longe da câmera.
A XF605 oferece 4K 60p/50p 4:2:2 XF-AVC de 10 bits, gravação de até 120 qps em Full HD, suporte a Canon Log 3 e LookFile, além de áudio de quatro canais e uma ampla gama de conectividade, incluindo 12G-SDI , Wi-Fi e uma porta Ethernet para protocolo Canon XC, streaming IP e controle remoto via browser.
Os cineastas testaram diversos cenários, desde futebol até entrevistas e mesas-redondas para mostrar a versatilidade da câmera. Charles também usou o handheld XF605 para filmar uma banda no palco, testando os recursos de AF, IS e pouca luz.
A seguir, Nina e Charles falam sobre suas experiências ao usar a câmera.
Charles está habituado a filmar mesas redondas, mas nunca havia usado este tipo de câmera anteriormente. “Nunca havia pensado em usar uma filmadora neste ambiente, então não sabia quanto tempo isso me pouparia”, diz ele. “Quando se trata desse tipo de trabalho, coisas como profundidade de campo não importam muito e não preciso de um sensor Super 35mm ou Full Frame. Estou procurando uma imagem limpa que pareça ótima diretamente da câmera, suporta os codecs certos e é fácil de trabalhar na postagem.
“Com esta câmera, tudo é compacto, você tem entradas XLR e filtros ND integrados. Eu poderia usá-la para filmar cabeças de fala, documentários – essa faixa de zoom oferece tantas opções – e para discussões em mesas redondas.”
Ao filmar três assuntos em conversa, Charles ficou particularmente impressionado com o alcance do zoom de 15x, que aumenta para 30x (em FHD) ao usar o zoom avançado. “Houve situações em que contratei um kit de lentes para um trabalho e gostaria de ter um pouco mais de alcance”, diz ele. “Conseguir explorar tanto cria possibilidades criativas, porque você normalmente não consegue esse alcance em uma DSLR ou configuração de câmera de cinema.”
Apesar de trabalhar com uma equipe limitada, Charles também queria poder gravar entrevistas em várias câmeras, então combinou a Canon XF605 com duas câmeras PTZ controladas com um Canon Remote Control RC-IP100. “Esta configuração me fez perceber que eu poderia filmar uma mesa redonda com uma equipe muito pequena, sabendo que tudo está sendo monitorado atrás da mesa”, diz ele. Desde a atualização do firmware, a XF605 agora também possui o protocolo Canon XC, o que significa que uma configuração multicâmera como essa pode ser monitorada e controlada remotamente a partir de um único ponto em qualquer local com uma conexão confiável à Internet.
Como colorista, Charles está sempre considerando a pós-produção durante as filmagens. “A apresentação da banda foi bastante em situação de pouca luz, o que pode resultar em artefatos nas sombras e ruído na imagem”, diz ele. “Qualquer que fosse o processamento que estava acontecendo na câmera, para mim não havia ruído visível. Aquele sensor estava funcionando como mágica. Quando comecei a usar cores falsas para ver o que estava acontecendo nos pretos e na área de sombra, fiquei bastante surpreso – tive que usar outras ferramentas para verificar minha exposição apenas para ter certeza de que estava olhando para a imagem que a cor falsa estava me dizendo.
“Filmamos em 4K e HD. O que é útil em 4K é a flexibilidade que ele oferece na pós, se você for entregar em uma linha de tempo HD. Também descobri na gradação de cores que ter mais pixels para trabalhar ajuda a manter a integridade da imagem quando você começa a empurrar ou puxar coisas em direções diferentes ou aguçar a imagem – 4K é ótimo para fidelidade de imagem.”